Painel do Associado

Núcleo Nordeste planeja realizar palestra itinerante regional neste ano

quarta-feira, 14 de março de 2018 comentários

Um dos objetivos do Núcleo Nordeste é disseminar o conhecimento geotécnico e divulgar a ABMS pela região. Em busca desse objetivo, a Diretoria decidiu criar uma Palestra Itinerante regional, que vai acontecer no segundo semestre de 2018. O tema já foi definido: Aspectos Geológicos e Geotécnicos da Formação Barreiras e suas aplicações. “O Núcleo Nordeste compreende uma região muito grande geograficamente (oito estados), o que dificulta a presença da ABMS em cidades mais distantes”, lembra o presidente do Núcleo, engenheiro Ricardo Severo (foto).


“Por isso, nos inspiramos na Palestra Milton Vargas da ABMS, que é uma palestra nacional, para criarmos uma palestra regional que viaje pelos estados que compreendem o Núcleo Nordeste afim de levar conhecimento técnico à comunidade e apresentar a ABMS”, diz o presidente.

O tema da palestra itinerante foi escolhido por ser próximo ao dia a dia dos profissionais da região. “Os solos da Formação Barreiras estão presentes em todos os estados da região Nordeste. Grande parte de nossa infraestrutura é construída sobre esse solo. Por isso, pensamos em fazer uma palestra que discuta aspectos geológicos e geotécnicos da Formação Barreiras para efeito de obras de fundações, barragens, estradas, entre outros”, adianta o presidente do Núcleo.

“A previsão é que a palestra seja bianual, acontecendo sempre nos anos pares”, garante Severo. “Nos anos ímpares, a comunidade técnica nordestina pode continuar contando com o GeoNordeste, que já é um evento consolidado e de muita tradição por aqui”.

A próxima edição do GeoNordeste acontecerá em 2019, retornando a Recife (PE) onde foi realizada a primeira edição do GeoNE. “Já estamos planejando a 6ª edição do GeoNE desde agora para que possamos atrair e comportar um público de 600 pessoas, que é a expectativa para a próxima edição”, diz o engenheiro.

 

Eventos locais

Além da palestra itinerante e do GeoNE, o Núcleo Nordeste reafirma sua participação em eventos locais. Um exemplo é o “Seminário Geotécnico da UFRN” a ser realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que também contará com o apoio do Núcleo.

“Já apoiamos eventos em cidades-polo do interior e nas capitais e continuamos sempre à disposição para apoiar os eventos técnicos da região”, afirma Severo.

 

Outras ideias

O Núcleo também pretende criar um evento regional de educação em geotecnia. A ideia é reunir os acadêmicos e estudantes da ABMS para discutir como está o ensino da geotecnia. “Não é um evento para este ano, mas está no planejamento estratégico do Núcleo a organização de um encontro sobre o tema, cuja discussão é tão importante”, diz Severo.

Outro plano do Núcleo é a organização de um evento sobre argilas moles. “Temos na região engenheiros que têm se debruçado há décadas sobre pesquisa do tema, como os professores Roberto Coutinho, Alexandre Gusmão, Silvio Romero, Joaquim Oliveira, para citar alguns exemplos. E o assunto é importante para a comunidade técnica nordestina”, comenta o presidente. “Por isso pensamos em criar um evento regional que aborde o tema, a exemplo do Simpósio Brasileiro de Solos Não Saturados (ÑSat) e da Conferência Brasileira de Estabilidade de Encostas (Cobrae). Isso também está no nosso planejamento estratégico”.

Tantos eventos em planejamento são resultado da aproximação do Núcleo com seus atuais associados e da participação dos conselheiros do NRNE na definição de ações a serem implementadas.

“Temos obtido um resultado muito positivo na aproximação com a comunidade técnica regional e são os eventos que potencializam isso, estimulando tanto o Núcleo a aprimorar suas atividades quanto os associados a procurarem a Diretoria para propor iniciativas”, declara. “É uma via de mão dupla que beneficia a todos”.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *