Núcleo Rio Grande do Sul da ABMS homenageia Claudio Dias

terça-feira, 20 de junho de 2017 comentários

homenagem_claudiodias-internaDifusor da engenharia geotécnica no Rio Grande do Sul, professor aposentado da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande (EE-FURG) e geotécnico sênior, Claudio Renato Rodrigues Dias foi homenageado pelo Núcleo Rio Grande do Sul da ABMS. Realizado em conjunto com a EE-FURG, o evento aconteceu no dia 7 de junho, no salão social da Aprofurg. Na ocasião, sua contribuição com trabalhos técnicos e em pesquisas e sua trajetória de vida dedicadas à área foram destacadas. “Através de eventos como este, a ABMS destaca os profissionais de nossa área”, disse o presidente do Núcleo, Antonio Thomé. “O ano de 2017 será de homenagens a Claudio Dias que, sem dúvidas, tem um importante papel no desenvolvimento da Geotecnia em nosso estado, seja através de seus estudos ou da defesa desta especialização da engenharia”.

Reitor em exercício da FURG, Danilo Giroldo destacou a atuação de Claudio Dias como docente e como profissional atento aos anseios da sociedade. “O Rio Grande do Sul tem o maior dique seco da América Latina e, durante sua construção, o trabalho do professor Dias foi fundamental para que as obras tivessem sucesso”.

O currículo do professor Claudio Dias foi apresentado pelo diretor da EE-FURG, Cezar Augusto Burkert Bastos, com destaque para obras no porto e a efetivação do dique seco, as pesquisas com areia-cinza-cal em habitações e arruamento, entre outras. Também falou sobre a atuação do professor no Laboratório de Geotecnia e Concreto (LGC) da FURG, onde foi aluno, técnico, professor e coordenador, atuando nos 42 anos do laboratório.

O diretor e a esposa do homenageado, Leda Dias, descerraram uma placa, a ser instalada no LGC, que passará a se chamar “Prof. Dr. Claudio R. R. Dias”.

Durante o evento, também foi realizada palestra do prof. Dr.  Fernando Danziger, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ), sobre “Fundações: relação entre projeto, execução e controles”.

Danziger e Dias foram colegas de doutorado na UFRJ. Ele também deixou sua homenagem ao professor da FURG, destacando o pioneirismo mundial da pesquisa de Dias e a contribuição na Geotecnia do estudo com estacas instrumentadas em argila mole.

Após a palestra, seis alunos (entre eles o filho do prof. Dias, Claudio, também engenheiro) socializaram lembranças das orientações em trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses e homenagearam o professor que, segundo o diretor Cezar Bastos, continua sendo “nosso consultor, nosso incentivador e nosso inspirador”.

Com informações da Assessoria de Imprensa da FURG


Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *