Painel do Associado

Núcleo Rio Grande do Sul quer realizar o GeoRS ainda em 2021

segunda-feira, 15 de março de 2021 comentários

A Diretoria do Núcleo Rio Grande do Sul para o biênio 2021/22 quer continuar levando a ABMS para o interior do estado e apresentar a Engenharia Geotécnica aos estudantes de engenharia e áreas afins. Um dos caminhos para isso é a realização de eventos presenciais – a depender, naturalmente, das limitações impostas pela pandemia. Liderada por Rinaldo Pinheiro, a Diretoria planeja uma edição do GeoRS (Seminário de Engenharia Geotécnica do Estado do Rio Grande do Sul) ainda em 2021. Este evento ocorre, a cada dois anos, desde 2001.

“É um evento que fazemos questão que seja presencial”, diz o presidente do Núcleo. “O evento reúne estudantes que têm a oportunidade de conhecer e ter acesso direto a alguns dos profissionais mais renomados da engenharia geotécnica nacional. Esse é um dos motivos do sucesso deste seminário”, lembra. Inicialmente marcado para maio, em Lajeado, o GeoRS 2021 foi adiado para novembro.

O Núcleo RS também participa do GeoSul. A próxima edição, que acontece em 2021, está sendo organizada pelo Núcleo Paraná/Santa Catarina. O evento acontece bienalmente e a organização é alternada entre os dois Núcleos. Outra iniciativa é a realização de quatro workshops no biênio 2021-22. “Vamos promover um workshop por semestre”, diz Pinheiro. Neste ano, os encontros ainda serão realizados online.



A Diretoria

A Diretoria do Núcleo RS, já em seu segundo mandato, é composta pelo presidente Rinaldo Pinheiro e pelo vice-presidente, Cleber Floriano, proprietário de uma empresa de Geotecnia e professor da PUC de Porto Alegre. Além deles, completam a equipe Lysiane Pacheco, secretária geral, engenheira da prefeitura de Porto Alegre e professora da PUC-RS, Cesar Ruver, secretário executivo, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e o tesoureiro Magnos Baroni, professor da Universidade Federal de Santa Maria.

Perfil de Rinaldo Pinheiro

Rinaldo Pinheiro, presidente do Núcleo Rio Grande do Sul

Rinaldo Pinheiro é engenheiro civil, graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem mestrado e doutorado em Geotecnia também pela UFRGS. É professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) nos cursos de graduação em Engenharia Civil e Engenharia Sanitária e Ambiental, responsável pelas disciplinas de Mecânica dos Solos e Obras de Terra. É também professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da mesma instituição, onde leciona as disciplinas de Geotecnia Ambiental e Solos Agregados e Misturas Estabilizadas.

Seu primeiro contato com a ABMS foi ainda quando aluno de graduação. Ele era bolsista de iniciação científica sob orientação da professora Regina Davidson Dias, que foi presidente do Núcleo RS. Depois de associar-se à ABMS, o primeiro evento de que participou foi o Cobramseg de 1990, em Salvador (BA).

Rinaldo Pinheiro interessou-se por geotecnia depois de trabalhar num projeto de barragem, em uma empresa de engenharia, a convite do prof. Marco Aurélio Azambuja. Logo após foi selecionado para fazer o mestrado em Mecânica dos Solos na UFRGS e, em 1992, iniciou sua carreira acadêmica na Universidade de Passo Fundo (UPF).

“Lá conheci outros renomados professores, como Fernando Schnaid, hoje presidente da ABMS, Jarbas Milititsky, ex-presidente, Luiz Antonio Bressani, Adriano Bica, Way Gehling, Jorge Ceratti e Nilo Consoli. Esses foram os professores que participaram da minha formação e me fizeram gostar cada vez mais dessa área geotécnica”.

Leia também:

ABMS mostra quem são e o que pensam os novos presidentes de Núcleos Regionais e Comitês

Formada por jovens do interior do Estado, Diretoria do Núcleo São Paulo quer expandir presença digital

A busca pela igualdade de gênero na área geotécnica é foco do Núcleo Centro-Oeste

Núcleo Norte quer unir comunidade local e agregar novos associados

Gestão 2021/22: Núcleo Minas Gerais terá estatuto e CNPJ próprios

Núcleo Paraná/Santa Catarina quer fortalecer o posicionamento da ABMS perante a sociedade

Núcleo Rio de Janeiro quer estreitar vínculos com alunos de graduação


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *