Painel do Associado

Núcleo RS busca associados jovens e homenageia geotécnicos seniors

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017 comentários

diretoria-nrrs-2017-internaO principal objetivo do Núcleo Rio Grande do Sul da ABMS para a gestão 2017-2018 é atrair jovens geotécnicos. “O Núcleo cresceu nos últimos tempos principalmente por conta da participação dos jovens”, lembra Antônio Thomé, presidente reeleito do Núcleo. “E isso é fundamental, pois os jovens são o futuro da Associação. Claro que é importante contar com a experiência dos mais velhos, mas a parte executiva anda muito melhor quando temos jovens no grupo. Então precisamos atrair este público, mostrar a ele que a geotecnia é interessante e estimulá-los a participar e se envolver nas atividades e na gestão da ABMS”.

Para 2017, o Núcleo Rio Grande do Sul está organizando dois grandes eventos: o GeoRS, nos dias 27 e 28 de abril, em Caxias do Sul, e o Geosul, em Bento Gonçalves, nos dias 27 e 28 de julho.

Para o GeoRS, são esperados 700 participantes, sendo 80% deles jovens geotécnicos – estudantes de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado e profissionais que ingressaram agora no mercado de trabalho. O GeoRS já é tradicional na região e acontece bienalmente, sempre no interior do Estado. É um evento focado no público jovem. A Diretoria oferece ajuda de custos para que os participantes se desloquem até a cidade de realização e também facilidades na inscrição para associados ABMS, o que atrai mais jovens para a Associação.

O Geosul vai à turística Bento Gonçalves em 2017. “A ideia é reunir os geotécnicos para discutir geotecnia e também levar os gaúchos para conhecer uma cidade importante da nossa região, com sua cultura italiana e de vinhos”, comenta Thomé. Conforme também já é tradição, o Geosul homenageia um profissional pela prática acadêmica. Este ano, o escolhido para a homenagem foi Fernando Schnaid, professor aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Novidade

O Núcleo Rio Grande do Sul da ABMS tem uma novidade para 2017. Trata-se de uma série de eventos semestrais que vão homenagear os geotécnicos seniors, aqueles profissionais que já estão aposentados e fora do mercado de trabalho. “Nosso objetivo é homenagear esses profissionais em vida, já que isto costuma ser feito apenas após a morte destes grandes nomes”, destaca o presidente do Núcleo.

A cada semestre, o Núcleo vai organizar um ciclo de palestras na cidade do homenageado, convidando, além dos próprios engenheiros escolhidos, seus ex-alunos, ex-professores, ex-colegas de trabalho.

O primeiro homenageado será o professor Cláudio Dias, na cidade de Rio Grande, em junho de 2017. “Vai ser uma ação bem interessante. Técnica, mas também humana. Vamos fazer isso apenas na nossa região, no nosso Núcleo, mas sem dúvida gostaríamos de expor isso na próxima reunião da ABMS para incentivar outros Núcleos a fazer o mesmo. Afinal, existem geotécnicos seniors que merecem homenagem por todo o país”, finaliza Thomé.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *