Painel do Associado

Medalha Conselheiro Cristiano Ottoni é entregue ao engenheiro Euler Magalhães da Rocha

terça-feira, 29 de maio de 2018 comentários

Na comemoração de 107 anos de existência da Escola de Engenharia da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), que ocorreu no dia 19 de maio, o professor, engenheiro e associado ABMS Euler Magalhães da Rocha foi homenageado e recebeu a Medalha Conselheiro Cristiano Ottoni. Concedida pelo Governo do Estado de Minas Gerais, a medalha busca premiar anualmente o cidadão que se destaque no setor de engenharia e transporte, através do saber e serviços prestados. O responsável pela apresentação do vencedor foi o engenheiro e ex-presidente do Núcleo Minas Gerais da ABMS, Ivan Vianna, escolhido pelo próprio homenageado.

Euler Magalhães da Rocha é formado em engenharia civil pela UFMG e introduziu o ensino de Mecânica dos Solos no curso de graduação da faculdade. Também foi membro da Diretoria Nacional da ABMS por duas vezes, presidente do Núcleo Regional Minas Gerais e fundou, em 1963, a primeira empresa mineira dedicada à geotecnia, a “Euler Magalhães da Rocha – Engenharia de Solos Ltda”, além de ter participado de grandes obras na área em Minas Gerais.

“Fico feliz com a homenagem. Para mim significa, entre vários outros aspectos, que o Governo do Estado reconhece o meu já antigo conceito de profissional de notória especialização em Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica”, declarou o homenageado. “A Mecânica dos Solos e consequentemente a ABMS também foram homenageadas, porque é a primeira vez que um especialista em Mecânica dos Solos recebe este prêmio”.

Ivan Vianna, responsável pela apresentação do vencedor, comentou que o prêmio é de grande importância para a engenharia e que grandes engenheiros já foram homenageados com o recebimento da medalha. “O professor Euler merece, pois foi pioneiro na Geotecnia em Minas e trouxe a disciplina Mecânica dos Solos para a UFMG”, lembrou Vianna.

Ivan e Euler trabalharam juntos. Vianna foi estagiário, engenheiro contratado e sócio do vencedor. “O Ivan representa um dos vários geotécnicos competentes que tive a honra e a felicidade de ajudar a formar”, comentou Magalhães.

Cristiano Benedito Ottoni

Nascido em Vila do Príncipe, hoje município do Serro (Minas Gerais), no dia 21 maio de 1811, Cristiano Benedito Ottoni foi estudioso de engenharia e importante nome da área no Brasil. Ainda sem escolas de engenharia no país, Ottoni importava livros sobre o tema e tornou-se um dos maiores conhecedores de ferrovias do país, além de ter sido o responsável pelas primeiras construções de estradas de ferro no Brasil.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *