Painel do Associado

O GeoNe 2019 está marcado para os dias 13 e 14 de novembro. Confira a programação

quinta-feira, 25 de julho de 2019 comentários

O GeoNe 2019 está se aproximando. O 6º Simpósio de Geotecnia do Nordeste ocorrerá nos dias 13 e 14 de novembro deste ano, no Centro de Convenções do Mar Hotel, em Recife (PE). Serão dois dias de palestras, debates e sessões técnicas conduzidas por palestrantes do mundo empresarial e acadêmico, que tratarão de temáticas variadas relacionas à geotecnia.

O presidente do GeoNe 2019, Joaquim Teodoro Romão de Oliveira, e o presidente do Núcleo Nordeste da ABMS, Ricardo Severo, farão a abertura do Simpósio às 10h, no dia 13/11, e serão seguidos pela apresentação da Conferência Jaime Gusmão Filho, ministrada por José Fernando Thomé Jucá, professor titular da UFPE. A tradicional homenagem do Núcleo Nordeste a um geotécnico ilustre da região será direcionada a Roberto Quental Coutinho, professor titular da UFPE e ex-presidente do Núcleo Nordeste da ABMS. Além da renomada Conferência Jaime Gusmão Filho, o evento contará com cinco palestras temáticas principais e mais dezoito casos de obras distribuídos ao longo das sessões técnicas.

A 1ª sessão técnica tem como tema “Investigação Geotécnica e Educação em Geotecnia” e como palestrante principal o Erinaldo Hilário Cavalcante, professor da UFS, que mostrará a importância dos ensaios de campo para as obras de infraestruturas. O ex-presidente da ABMS e professor da PUC-Rio, Alberto Sayão, ministrará a palestra principal da 2ª sessão técnica sobre “Barragens e Geotecnia Ambiental”, ainda no dia 13/11, no período da tarde.

O segundo dia de evento se inicia logo pela manhã com a sessão técnica sobre “Fundações”, com o engenheiro Frederico Falconi, da ZF Engenheiros Associado, representando também a ABEF. Para o final da manhã está marcado o Encontro com a Indústria. Já na parte da tarde, Roberto Quental Coutinho e Alexandre Duarte Gusmão, presidente da ABMS e professor da UPE, serão responsáveis pelas últimas apresentações das palestras principais, respectivamente, “Taludes, Contenções e Gestão de Riscos” e “Infraestrutura e Pavimentação”.

Durante cada sessão, além da palestra principal, serão apresentados casos de obras acerca dos temas propostos. Eles serão expostos por renomados representantes de empresas e acadêmicos. Pode-se destacar as palestras da IGS Brasil, na sessão de “Barragens e Geotecnia Ambiental” e do CBT, na sessão de “Infraestrutura e Pavimentação”. Ao final de cada uma das sessões são reservados trinta minutos para debates.

Os estudantes de engenharia inscritos no GeoNE também podem exercitar seus conhecimentos em geotecnia participando do Desafio de Taludes, que ocorrerá entre os dias 12 e 14 de novembro durante o evento. A competição tem como objetivo desafiar os jovens de forma prática e lúdica. Eles terão de construir uma estrutura de obra geotécnica, do tipo solo reforçado. Todos os materiais serão fornecidos pela empresa Maccaferri, patrocinadora do concurso e associada corporativa da ABMS. O resultado da competição será divulgado no final do Simpósio, com a premiação dos vencedores pela empresa.

O GeoNE 2019 é organizado pela ABMS através de seu Núcleo Nordeste em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco, a Universidade de Pernambuco e a Universidade Católica de Pernambuco.

As inscrições já estão abertas e os preços variam para profissionais, estudantes de pós-graduação e graduação; associados ou não associados da ABMS.

Faça a sua inscrição e confira a programação completa no site: https://www.geone.com.br/

 

Serviço
Data: 13 e 14 de novembro
Horário: 13/11 – 8h às 21h
                14/11 – 9h15 às 19h
Local: Centro de Convenções do Mar Hotel
R. Barão de Souza Leão, 451 – Boa Viagem, Recife – PE


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *