Painel do Associado

Palestra Milton Vargas 2013 percorre Núcleos e dissemina conhecimento técnico

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013 comentários

Com o tema “Engenharia Geotécnica aplicada à Infraestrutura de Portos”, a 9ª edição da Palestra Milton Vargas percorreu todos os Núcleos Regionais da ABMS. Desde o dia 22 de outubro até o dia 28 de novembro de 2013, a palestra itinerante da ABMS esteve presente em vários estados do Brasil. Este ano, o palestrante convidado para disseminar o conhecimento técnico pela ABMS foi o engenheiro Luciano Jacques de Moraes Jr. “Conhecer como os profissionais de diferentes regiões do Brasil enxergam e trabalham a geotecnia foi uma experiência muito interessante”, declarou Jacques de Moraes.

Rio Grande do Sul

O primeiro Núcleo da ABMS a receber a palestra foi o Núcleo Regional Rio Grande do Sul. A palestra foi realizada nos dias 22 de outubro e 19 de novembro, nas cidades de Porto Alegre e Rio Grande, respectivamente. Em Porto Alegre, 35 profissionais e associados da ABMS estiveram presentes. Já na edição realizada na cidade de Rio Grande, a palestra recebeu 74 participantes. “A palestra foi muito interessante”, conta Álvaro Pereira, tesoureiro do NRRS e um dos participantes do evento. “Em Porto Alegre, o tema chamou muito a atenção, pois não é uma prática comum da engenharia exercida na região. Já em Rio Grande, o tema foi de grande importância aos profissionais pois a região abriga o segundo maior porto marítimo do país”, afirma.  O evento também contou com a participação do ex-presidente da ABMS, Jarbas Milititsky, e o ex-presidente do Núcleo Regional Rio Grande do Sul, Fernando Schnaid. (Na foto: Jacques de Moraes e o público da palestra proferida na cidade de Rio Grande)

Santa Catarina e Paraná

Após Rio Grande do Sul, a próxima parada da Palestra Milton Vargas foi Paraná e Santa Catarina. Realizada no dia 23 de outubro em Florianópolis (SC) e 24 de outubro em Curitiba (PR), a palestra recebida pelo Núcleo Regional Paraná-Santa Catarina reuniu ao todo 90 participantes, entre profissionais, estudantes e professores, que saíram satisfeitos com o conteúdo do evento e com a oportunidade de estarem presentes em mais uma palestra relevante para o meio geotécnico. (Veja mais: NRPS da ABMS reúne mais de 90 participantes na Palestra Milton Vargas)

São Paulo

No dia 29 de outubro, foi a vez do Núcleo Regional São Paulo da ABMS receber a Palestra Milton Vargas. O tema trazido por Jacques de Morais levou à sala do Auditório do Condomínio Villa-Lobos 35 profissionais para assistir à palestra. “A palestra foi didática e muito bem apresentada, demonstrando de maneira interessante um assunto que não é rotina comum aos engenheiros paulistas, mas que é de extrema importância para o momento atual de expansão da infraestrutura do país”, comenta o presidente do Núcleo São Paulo, Celso Nogueira Correa. “O tema e o palestrante foram muito bem escolhidos pela ABMS”. (Na foto: Luciano Jacques de Moraes JR. durante Palestra Milton Vargas em São Paulo)

Minas Gerais

Já em novembro, a Palestra Milton Vargas viajou até Minas Gerais para realizar sua apresentação na Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Realizada no dia 5, a palestra recebeu 35 participantes, mesmo com as fortes chuvas ocorridas no dia. Dentre eles, esteve presente o associado à ABMS Geraldo de Almeida Fonseca, engenheiro que aos 87 anos de idade ainda atua em projeto de túneis.  Almeida saudou o palestrante ao relembrar da origem mineira de sua família. (Veja mais: Luciano Jacques leva Palestra Milton Vargas a Minas Gerais)

Brasília

De Minas Gerais, Luciano Jacques de Moraes viajou à Brasília, onde apresentaria a palestra no dia 6 de novembro. Realizada no Centro Universitário de Brasília (UniCeub), o público foi de aproximadamente 100 pessoas, em sua maioria estudantes e professores – entre eles o presidente da ABMS, André Assis, e o presidente da Comissão Organizadora do Cobramseg 2014, Maurício Sales. “A palestra foi excelente. Houve também o sorteio de dois livros e uma inscrição do Cobramseg 2014, que foi bastante concorrido”, conta Neusa Mota, presidente do Núcleo Regional Centro-Oeste da ABMS. Os livros sorteados foram “Obras e Gestão de Portos e Costas”, de autoria de Paolo Alfredini e Emilia Arasaki; e “Ensaios de Campo e suas Aplicações à Engenharia de Fundações”, de Fernando Schnaid e Edgar Odebrecht.
“O que atraiu os alunos à Palestra foi principalmente a oportunidade de eles se aproximarem da prática da engenharia e do que está sendo desenvolvido no país em obras geotécnicas. Isso é muito positivo para a ABMS, pois assim a nossa Associação pode estabelecer ainda mais contato com os futuros engenheiros do país”, declara Neusa.

Bahia

Na Bahia, a palestra foi recebida na segunda-feira do dia 11 de novembro. Realizada no Auditório Leopoldo Amaral da Universidade Federal da Bahia, Jacques de Moraes palestrou para 35 profissionais. “A palestra foi bastante elucidativa em relação aos novos critérios de obras em portos e proteções costeiras”, declarou Hélio Baptista, presidente do Núcleo Regional Bahia da ABMS e um dos participantes do evento. “Algumas obras em portos estão em desenvolvimento na Bahia, e as informações apresentadas na palestra vão ser úteis para meio técnico da região”, disse. (Na foto: Palestra Milton Vargas em Salvador)

Pernambuco

Em Pernambuco, a palestra aconteceu na capital Recife no dia 12 de novembro de 2013, no auditório do Sinduscon-PE. Jacques de Moraes e os participantes foram recebidos com um welcome coffe. Durante duas horas palestrou aos 30 profissionais da área geotécnica, entre empresários, consultores, professores e estudantes de pós-graduação. “A receptividade do público foi muito boa devido à atualidade e importância do tema para a Região Nordeste e para o Brasil”, conta a presidente do Núcleo Regional Nordeste da ABMS, Karina Dourado. “O palestrante também se mostrou muito afável e respondeu a todos os questionamentos demonstrando profundo conhecimento do tema abordado”. Ao final da sessão de debates, o engenheiro fez um sorteio de dois livros técnicos entre os participantes. (Na foto: Jacques de Moraes apresentando a 9ª edição da Palestra Milton Vargas em Recife)

Amazonas

O Núcleo Regional Norte da ABMS, oficializado em janeiro de 2013 como o mais novo entre os Núcleos criados, foi o responsável por atrair a maior audiência à Palestra Milton Vargas. Mesmo em um auditório com a capacidade de abrigar 100 pessoas, cerca de 130 participantes estiveram presentes para assistir à Palestra ministrada por Jacques de Moraes. “Foi muito recompensador”, disse Luciano. “O tempo reservado para a sessão de perguntas, que era de 30 minutos, virou quase duas horas. O interesse foi muito grande”.

Rio de Janeiro

A última cidade a receber a Palestra Milton Vargas foi a capital Rio de Janeiro, no dia 28 de novembro. A palestra foi realizada no Clube de Engenharia do Rio de Janeiro. Diante de 80 participantes entre engenheiros recém-formados e profissionais experientes da área, Luciano Jacques de Moraes Jr. palestrou e respondeu a muitas perguntas no final de sua apresentação. A empresa Igeotest, como patrocinadora local, ofereceu livros para um sorteio entre os presentes. “Fora os livros que costumamos sortear em outras regiões, também sorteamos dois Anais da Cobrae [Conferência Brasileira de Encostas], totalizando 8 livros sorteados no dia”, conta o palestrante. Ao final do evento, foi servido um coquetel aos participantes.

A Palestra Milton Vargas pelo palestrante

“Foi curioso perceber como o nosso país é diversificado. Em cada região que estive, a audiência, os interesses e os tipos de perguntas eram diferentes: algumas mais técnicas, outras de cunho mais prático”, comentou Luciano Jacques de Moraes Jr. “O mais interessante foi saber como o momento atual da geotecnia está sendo vivido de formas diferentes em cada lugar”.
Para Jacques de Moraes, as audiências das cidades com menos divulgação de eventos técnicos foi o que mais o impressionou – inclusive no meio estudantil. “O que mais chamou a minha atenção foi a empolgação e o interesse dos estudantes de engenharia”, declarou. “Nas cidades onde a presença de divulgação técnica é menor, como Rio Grande, Florianópolis e Manaus, o interesse dos participantes com o tema foi surpreendente”, conta.
“Foi um prazer ser incumbido dessa responsabilidade. Foi a minha primeira experiência em palestrar em várias regiões do Brasil”, afirmou o engenheiro.

Apoio

A 9ª edição da Palestra Milton Vargas teve o patrocínio das empresas Torcisão, CPB – Concreto Projetado do Brasil, Engecorps e Igeotest, no Rio de Janeiro. A ABMS agradece a todos os públicos que participaram do evento e aos que ajudaram a contribuir com a divulgação do conhecimento técnico em prol do desenvolvimento brasileiro.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *