Painel do Associado

Palestra Milton Vargas irá discutir ‘Geotecnia ambiental aplicada a depósitos de resíduos sólidos’ pelo Brasil

segunda-feira, 29 de abril de 2019 comentários

A edição 2019 da Palestra Milton Vargas da ABMS já começou. A primeira parada foi em Recife (PE), no dia 2 de maio. Em sua 15ª edição, a Palestra apresenta um tema de grande importância no momento – a “Geotecnia ambiental aplicada a depósitos de resíduos sólidos: investigação ambiental, projetos e controle tecnológico de obras”.

Assista aqui a entrevista com o professor Fernando Jucá.

O palestrante convidado é o engenheiro e professor José Fernando Thomé Jucá, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ele irá circular com a palestra pelos diversos Núcleos da ABMS.

Acesse aqui a agenda completa da Palestra Milton Vargas 2019

A palestra de Jucá irá abordar diversos aspectos da temática envolvendo os depósitos de resíduos sólidos, uma questão que afeta a grande maioria dos municípios brasileiros, por gerar impactos significativos ao meio ambiente, e que muitas vezes exige obras de grande porte.

Na oportunidade, serão discutidas as adaptações da geotecnia clássica à geotecnia aplicada a obras ambientais, que se comportam de acordo com as propriedades físicas e bioquímicas dos materiais envolvidos.

Jucá irá tratar também de outros aspectos como os ensaios de laboratório e campo, os parâmetros geotécnicos aplicados a projetos de aterros sanitários sustentáveis, o encerramento de lixões, além das implicações geotécnicas e ambientais no uso de áreas de antigos depósitos de resíduos.

Palestra Milton Vargas em maio

A primeira parada da Palestra Milton Vargas foi na Escola Politécnica de Pernambuco, em Recife, no dia 2 de maio.

No dia 8 de maio, o Núcleo Minas Gerais irá receber Jucá no Auditório da Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC), em Belo Horizonte, às 18h30. A realização da palestra contará com o apoio da empresa GeoFast. As inscrições para participar são gratuitas, mas limitadas. Acesse aqui para se inscrever.

No dia seguinte, 9 de maio, a Palestra Milton Vargas desembarca no Clube de Engenharia, na capital do Rio de Janeiro, a partir das 17h30.

Em seguida, será a vez do Núcleo São Paulo receber a Palestra, que acontecerá no dia 15 de maio no auditório da sede da ABMS, na capital. A palestra acontece a partir das 18h30. Inscreva-se aqui.

O Núcleo Rio Grande do Sul recebe a Palestra Milton Vargas no dia 16 de maio. Jucá se apresentará na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em Porto Alegre, a partir das 14h.

No dia 29 de maio, a Palestra Milton Vargas será realizada no Tocantins, no Auditório Cuíca da Universidade Federal do Tocantins (UFTO), a partir das 20h.

José Fernando Thomé Jucá

Autor de dezenas de livros e artigos científicos publicados em periódicos especializados, José Fernando Thomé Jucá leciona na Universidade Federal de Pernambuco desde 1981, onde se formou em engenharia civil, atuando também como pesquisador desde 1991. É mestre em geotecnia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), doutor pela Universidad Politécnica de Madrid (1990) e pós-doutor pela Universidade de São Paulo (2011). Coordena, ainda, o Grupo de Geotecnia Ambiental (GRS/UFPE), que fundou em 1994.

Sua extensa contribuição acadêmica foi reconhecida diversas vezes pela comunidade técnica. Em 2009, recebeu o Título de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico da Academia Brasileira de Ciências. Em 2014, assumiu a Coordenação Adjunta do Comitê de Avaliação das Engenharias I da CAPES. Em 2015, recebeu o Prêmio Fundação Bunge Saneamento Básico (Resíduos Sólidos Urbanos) e em 2018 foi o ganhador do Prêmio Terzaghi da ABMS.

Imagem: Tzido/iStock.com


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *