Painel do Associado

Palestra Milton Vargas no Rio recebe professores renomados para assistir à apresentação de Jucá

sexta-feira, 17 de maio de 2019 comentários

O Rio de Janeiro (RJ) recebeu a Palestra Milton Vargas no dia 9/5. O prof. José Fernando Thomé Jucá deu continuidade ao tema “Geotecnia ambiental aplicada a depósitos de resíduos sólidos: investigação ambiental, projetos e controle tecnológico de obras” durante a 15º edição da palestra que percorre o Brasil todo.

Com aproximadamente 100 pessoas presentes, o auditório do Clube de Engenharia recebeu alunos, profissionais da área e professores renomados, como Willy Lacerda, ex-presidente ABMS, Sandro Sandroni, Leandro Costa Filho, Maria Cristina Moreira Alves, Elizabeth Ritter, Marcio Almeida e Bernadete Danziger. “São pessoas históricas dentro da ABMS que compareceram à palestra”, completa Ian Schumann, presidente do Núcleo Rio.

Confira aqui a agenda completa da Palestra Milton Vargas.

Dentro do tema, Jucá mostrou as diferenças e semelhanças entre a mecânica dos solos clássicas e a geotecnia ambiental, com foco nos fluídos que existem nos resíduos sólidos urbanos, a formação de gases e produção do chorume. Schumann explica a relevância do
tema. “É importante para chamar atenção e conscientizar as pessoas de que esses depósitos de resíduos sólidos urbanos devem ser tratados com a máxima seriedade, porque eles têm o potencial muito grande de contaminar o meio ambiente, principalmente os aquíferos subterrâneos”.

A interação do público após a palestra foi grande. Segundo o presidente do Núcleo Rio, foram cerca de trinta minutos de perguntas dirigidas ao palestrante, que foram respondidas com maestria por Jucá. “Foi uma palestra muito produtiva e esclarecedora para o público, principalmente pela grande quantidade de alunos que compareceram ao evento. Tivemos a oportunidade de falar sobre um tema que ganha cada vez mais importância e conscientizar as pessoas sobre o assunto”.

Para o palestrante, foi um momento especial. “Fiquei emocionado por receber tantos amigos, tantos profissionais tão importantes da geotecnia brasileira”.

Confira a galeria de fotos aqui.

 

Entrevista com o palestrante

A carência de profissionais foi um tema abordado por Fernando Jucá em entrevista à ABMS. A entrevista aconteceu, inclusive, no dia da Palestra em São Paulo. Assista abaixo:

Paradas Palestra Milton Vargas

Confira como foram as últimas paradas da Palestra Milton Vargas pelo Brasil.

Pernambuco
Minas Gerais
São Paulo
Rio Grande do Sul
Tocantins
Mato Grosso
Espírito Santo
Paraná e Santa Catarina
Bahia


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *