Painel do Associado

Palestra Milton Vargas prende a atenção do público em Curitiba e Florianópolis

sexta-feira, 12 de julho de 2019 comentários

A Palestra Milton Vargas completou suas paradas na região Sul com apresentações em Curitiba (PR), dia 03/07, e em Florianópolis (SC), dia 04/07. Os auditórios das Universidade Federais do Paraná e de Santa Catarina receberam o Prof. José Fernando Thomé Jucá para a palestra sobre “Geotecnia ambiental aplicada a depósitos de resíduos sólidos: investigação ambiental, projetos e controle tecnológico de obras”.

Estavam presentes estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais da área, somando 30 pessoas em Florianópolis e 45 em Curitiba. Jucá trouxe o assunto com muita propriedade e despertou o interesse da plateia sobre o uso dos aterros sanitários e resíduos sólidos na geotecnia ambiental.

Gracieli Dienstmann, presidente do Núcleo PR/SC da ABMS, comenta sobre a palestra: “o assunto tem uma grande importância tanto local, quanto nacional. O Prof. Jucá trouxe dados e mostrou que embora tenhamos aterros sanitários mais abrangentes, ainda há muito o que fazer em relação ao uso e aproveitamento desses espaços”.

Jucá também colocou em questão a forma como a geotecnia enxerga a área ambiental, que tem crescido nos últimos tempos, mas ainda não é muito explorada pelos geotécnicos. “Foi uma provocação muito interessante trazida pelo Jucá, que reforçou ainda mais a relevância do tema”, diz Giancarlo Domingues, Secretário Executivo do Núcleo.

As palestras duraram uma média de duas horas cada. Segundo Dienstmann, Jucá deixou a plateia à vontade, as perguntas surgiram de forma natural ao final e foram respondidas prontamente pelo professor.

Entrevista com o palestrante

A carência de profissionais foi um tema abordado por Fernando Jucá em entrevista à ABMS. A entrevista aconteceu, inclusive, no dia da Palestra em São Paulo. Assista abaixo:

Paradas Palestra Milton Vargas

Confira como foram as últimas paradas da Palestra Milton Vargas pelo Brasil.

Pernambuco
Minas Gerais
Rio de Janeiro
São Paulo
Rio Grande do Sul
Tocantins
Mato Grosso
Espírito Santo
Bahia


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *