Painel do Associado

“Palestra Milton Vargas trouxe assunto de grande relevância para a região e o momento atual”, diz o presidente do Núcleo Minas Gerais da ABMS

sexta-feira, 26 de outubro de 2018 comentários

No dia 19 de outubro foi realizada a 14ª Edição da Palestra Milton Vargas no Auditório Phoenix da Universidade FUMEC em Belo Horizonte, Minas Gerais. O tema “Segurança, confiabilidade e riscos em obras geotécnicas” foi abordado pelo professor Waldemar Hachich, ex-presidente da ABMS. Mesmo a forte chuva que abalou a capital mineira na noite de sexta-feira não afastou o bom público presente, de mais de 110 participantes, dentre associados, profissionais geotécnicos e alunos de engenharia.

O presidente do Núcleo Minas Gerais da ABMS, engenheiro Gustavo Vianna, falou sobre a importância do assunto da palestra para a região. “Frente aos incidentes geotécnicos que marcaram Belo Horizonte nos últimos anos e os próprios acontecimentos vivenciados no setor de mineração em Minas Gerais, acredito que o tema apresentado pelo professor Hachich não poderia ser mais adequado” declarou Vianna.

Para Vianna, as análises apresentadas repercutem diretamente sobre grande parte das questões geotécnicas enfrentadas diariamente pelos profissionais da região e são conceitos e ferramentas que poderiam ser implantadas em uma gama de empreendimentos, por se tratar de uma abordagem que não demanda investimentos ilimitados, equipamentos especiais ou grandes equipes. “Acredito que pode se tratar de recurso muito interessante para os projetos de grande relevância geotécnica na região, inclusive indo de encontro a uma abordagem de Gestão de Riscos Geotécnicos já implantada por empreendedores do setor minerário, como exemplificado pelo último projeto vencedor do Prêmio José Machado da ABMS”.

Para o engenheiro, o professor Hachich conseguiu expor o tema de maneira didática e de forma que o público, principalmente os estudantes, continuassem interessados por toda a apresentação. “É sempre um grande prazer participar de apresentações do Prof. Waldemar, que consegue expor conceitos sofisticados com simplicidade e clareza singulares, em verdadeira consonância com o objetivo e o próprio Patrono da Palestra ”, contou Vianna, acrescentando que o NRMG já recebeu contatos por e-mail pedindo mais informações e materiais adicionais sobre o assunto.

Ao final da palestra, foi realizado um sorteio de três livros de Geotecnia, e ainda de brindes e descontos de até 50% em matrículas de cursos de modelagens geotécnicas, ofertados pela GeoFast – patrocinadora desta edição da Palestra Milton Vargas.
Confira também como foram as palestras realizadas em Belém (PA), Macapá (AP), Goiânia (GO) e em Recife (PE).

Confira o calendário para acompanhar as próximas cidades por onde a Palestra irá passar acessando aqui: http://www.abms.com.br/imagens/Convite_Palestra_Milton%20Vargas-2018.pdf

 

 

 

 

 

 

 

 


Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *