Painel do Associado

Palestra Pelópidas da Silveira é sucesso em sua primeira edição em Recife (PE)

terça-feira, 04 de dezembro de 2018 comentários

Aconteceu em Recife (PE), no dia 22 de novembro, a Palestra Itinerante “Pelópidas da Silveira” do Núcleo Nordeste da ABMS. Cerca de 180 pessoas, entre alunos de graduação e pós-graduação, associados à ABMS, profissionais e especialistas em geotecnia dos estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte se reuniram para assistir a palestra cujo tema foi “Características geológicas-geotécnicas da Formação Barreiras e aplicações práticas”, ministrada pelo professor e engenheiro Roberto Coutinho.

O presidente do Núcleo Nordeste da ABMS, engenheiro Ricardo Severo, falou sobre o tema. “A Formação Barreira é uma formação geológica laterítica e grande parte da infraestrutura da região nordeste está instalada em cima dessa formação, sendo de extrema importância que todos conheçam sobre ela”, explicou ele. “O professor Roberto Coutinho já realizou diversos trabalhos técnicos e acadêmicos sobre esta formação e soube abordar o tema brilhantemente, de modo a agregar conhecimentos aos ouvintes”.

A família do doutor Pelópidas da Silveira estava presente durante a Palestra e foi homenageada. Os familiares receberam uma placa e flores em memória do ilustre engenheiro civil e geotécnico, agradeceram pela honraria oferecida.

Durante a palestra também aconteceu o Workshop Geotécnico em comemoração aos 40 anos do GEGEP (Grupo de Engenharia Geotécnica de Encostas, Planícies e Desastres). O vice-presidente da ABMS, engenheiro Alexandre Gusmão, entregou placa comemorativa ao professor Roberto Coutinho em reconhecimento aos excelentes trabalhos em prol da engenharia geotécnica brasileira realizados a frente do GEGEP.

Próximas palestras

O Núcleo Nordeste planeja levar a Palestra Itinerante Pelópidas da Silveira para outros estados da Região Nordeste, em cidades que possuem a Formação Barreiras, como Natal (RN), Maceió (AL), Fortaleza (CE) e João Pessoa (PB), durante o primeiro semestre de 2019. As datas serão informadas futuramente.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *