Painel do Associado

Palestra vai tratar da segurança de habitações em depósitos de resíduos sólidos

quarta-feira, 05 de fevereiro de 2014 comentários

O Núcleo Regional Nordeste da ABMS, com o apoio da Universidade Federal de Pernambuco, vai realizar em Recife, no dia 5 de fevereiro de 2014, às 16h, a palestra “Segurança de Habitações Construídas em Áreas de Antigos Depósitos de Resíduos Sólidos”. Ministrada pelo engenheiro Mauro Gandolla, da empresa suíça Econs Engenharia Ambiental, a palestra vai apresentar algumas soluções de engenharia para aumentar a segurança de projetos e obras construídas em áreas de antigos depósitos de resíduos sólidos urbanos, uma vez que nestes ambientes, a decomposição dos resíduos interfere no comportamento geomecânico e no desempenho das obras – fora os cuidados com a presença dos gases tóxicos que são gerados pela decomposição, e que podem ocasionar acidentes como explosões e asfixia em determinados casos. Serão também apresentados casos de obras na Europa e no Brasil, em São Paulo, Bahia e Pernambuco.

O palestrante

Mauro Gandolla graduou-se em Engenharia Mecânica pelo Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Zurique (ETH). De 1972 a 1976, foi membro do conselho administrativo do “Consorzio del Eliminazione Rifuiti Luganese”. De 1982 a 1992 foi membro da Comissão Federal Suíça de Resíduos e pertenceu à Comissão Nacional da Suíça para a UNESCO 1986-1996. Ele representou a Suíça na Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA).  De 1987 a 1990, lecionou no Politécnico di Milano sobre o tratamento de resíduos tóxicos especiais. De 1987 a 1995 foi membro da redação da revista científica Rifiuti Solidi em Milão.

Desde 1989 tem colaborado regularmente em diversos cursos de pós-graduação e projetos de pesquisa com o Professor das Universidades de Neuchâtel e Escola Politécnica de Lausanne na Suíça. Atualmente, sua principal atividade atual é a ECONS Engenharia Ambiental (Lugano–Suíça), sua empresa de consultoria e planejamento em engenharia ambiental, com especialização na área de gestão de resíduos, recuperação de sítios contaminados e problemas associados com gases. Atuou como consultor técnico em vários problemas geotécnicos e de emissões de gases em aterros da Itália, Suíça, Colombia, Brasil, entre muitos outros. Também atuou nos estudos de shopping centers construídos em área de antigos depósitos de resíduossólidos urbanos na Europa e no Brasil, além de conjuntos habitacionais.

Local

A palestra será apresentada às 16h na sala Prof. Jaime Gusmão Filho da Universidade Federal de Perbambuco, na área de Geotecnia. Após a palestra, haverá espaço para uma discussão sobre os temas abordados.

A Universidade Federal de Pernambuco está localizada na Av. Prof. Moraes Rego, 1235 – Cidade Universitária, Recife. Para mais informações sobre a palestra, entre em contato com abmsnordeste@gmail.com.


Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *