Painel do Associado

Precursor do jet grouting no Brasil, geólogo Giorgio Guatteri falece aos 81 anos

quinta-feira, 28 de março de 2019 comentários

A ABMS lamenta comunicar o falecimento do geólogo Giorgio Guatteri, que aconteceu no dia 24/3. Guatteri foi um dos profissionais responsáveis por trazer a tecnologia jet grouting ao Brasil e pioneiro na aplicação da técnica em obras de túneis. Foi também fundador da empresa Novatecna. Associado à ABMS, o geólogo foi condecorado com o Prêmio José Machado pelo trabalho “As Cortinas das Ensecadeiras de UHE Estreito em Jet Grouting” durante o biênio 2010-2012.

O jet grouting – técnica que consiste em melhorar as características geotécnicas de solos fracos por meio de injeção de cimento em alta pressão e velocidade – surgiu no Japão durante a década de 70. Mas foi no mercado italiano que o geólogo encontrou a inovação, assumindo o desafio de trazê-la ao Brasil.

“Dr. Guatteri tinha um perfil muito empreendedor e técnico”, define o engenheiro Akira Koshima, gerente técnico da Novatecna e ex-presidente do Comitê Brasileiro de Túneis. “Criou a Novatecna em 1980 para a implantação do jet grouting no Brasil e trabalhou intensamente na divulgação da nova tecnologia nas empresas de projeto, com consultores geotécnicos, construtoras e clientes finais”.
Em 2006, recebeu homenagens do CBT durante o lançamento do livro “Túneis do Brasil”, obra da qual foi o principal incentivador.

Missa

A missa de sétimo dia de Giorgio Guatteri acontecerá no dia 1º de abril, às 12h, na Paróquia do Perpétuo Socorro localizada na Praça Honório Líbero, nº 100 em Pinheiros, São Paulo.

A ABMS presta aqui suas sinceras condolências à família e aos amigos deste grande profissional.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *