Painel do Associado

Prêmio ABMS José Machado e Prêmio ABMS Manuel da Rocha serão entregues no dia 15/9, durante WebGeo

terça-feira, 08 de setembro de 2020 comentários

O Simpósio Digital de Geotecnia – WebGeo, que acontece entre os dias 15 e 17/9, será o palco da entrega de dois importantes prêmios da ABMS: o Prêmio Manuel Rocha e o Prêmio José Machado referentes ao biênio 2018-2019. O vencedor do Prêmio ABMS Manuel Rocha foi o engenheiro Sérgio Paraíso, diretor da empresa Geomec MG. Já o projeto de obra geotécnica que levou o Prêmio ABMS José Machado foi o “Pátio sobre solos moles tratados com colunas de brita”, de autoria do engenheiro Sérgio Ludemann, da Ludemann Engenheiros Associados.

Sérgio Paraíso, da Geomec MG, foi o escolhido para receber o Prêmio ABMS Manuel Rocha devido a sua significativa contribuição à engenharia ao longo dos seus mais de 40 anos de carreira. 

Desde 1995, a empresa Geomec MG desenvolve um sistema de impacto para ensaios de carregamentos dinâmicos de energia crescente e estacas elevadas a capacidade resistente. Durante sua palestra, Sérgio Paraíso falará sobre os sistemas de impacto, a experiência brasileira e apresentará alguns casos de obras. “Pretendo fazer uma retrospectiva sobre as perspectivas dos projetos que participei, com arquivos pessoais”, afirma o engenheiro. 

Já o engenheiro Sérgio Ludemann, da Ludemann Engenheiros Associados, foi o ganhador da edição do Prêmio ABMS José Machado com o projeto geotécnico “Pátio sobre solos moles tratados com colunas de brita”. A premiação condecora a melhor obra ou estrutura geotécnica, com participação ou responsabilidade de associados à ABMS, concluída no último biênio (2018-2019). É a segunda vez que o engenheiro recebe o Prêmio ABMS José Machado. A primeira vez foi em 2016, com o projeto “Contenções em Jet Grouting para construção de uma moega ferroviária”. Saiba mais aqui.

Após a palestra de Paraíso, Ludemann irá explicar a ampliação de uma obra existente, em que o pátio original apresentava uma condição de trabalho diferente do pátio que seria projetado. A mudança foi realizada por conta de uma questão ambiental. “Vou explanar o que foi feito, qual a demanda do projeto, as principais exigências e as peculiaridades da obra”, conta o engenheiro.

Sérgio Paraíso
Formado em Engenheira Civil pela Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade FUMEC (FEA), desde 1972, Paraíso é Dr. em Engenharia Civil pela Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. Foi relator e participou da comissão da Norma ABNT NBR 13208: Estacas – Ensaios de carregamento dinâmico. Administrou aulas no curso de pós-graduação de Engenharia de Fundações na Faculdade de Engenharia de São Paulo (FESP) e atualmente, é o principal executivo na consultoria GEOMEC.

Sérgio Ludemann
Graduado Engenheiro Civil pelo Instituto de Ensino de Engenharia Paulista (IEEP), em 1986, Ludemann atua há 33 anos na elaboração de projetos e consultoria em geotecnia. Sérgio já venceu o Prêmio ABMS José Machado, em 2016, e ganha pela segunda vez em 2020.

(Imagem: Oat_Phawat/iStock.com)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *