Prêmio Fernando Barata é entregue a ex-aluno da UnB

segunda-feira, 27 de outubro de 2014 comentários

AdrielLopes-premioemmanuelbarata3O Prêmio Fernando Emmanuel Barata é concedido pela ABMS ao melhor Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Engenharia Civil voltado à área geotécnica. No biênio de 2012-2013, o prêmio foi entregue a seu ganhador durante o XVII Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (Cobramseg 2014), realizado em Goiânia (GO). O TCC premiado foi de autoria de Adriel Rocha Lopes, ex-aluno da Universidade de Brasília (UnB), “Não imaginava que iria chegar aonde cheguei. Fiquei muito feliz”, disse Lopes, hoje engenheiro.

Sob orientação de seu professor, Ennio M. Palmeira, da Universidade de Brasília (UnB), Rocha Lopes realizou o trabalho denominado “Análises e dimensionamento de muro de contenção com utilização de geossintéticos: Um caso real de obra em Goiânia, GO”. (Na foto: o engenheiro Adriel Lopes apresentando o seu trabalho.)

Os trabalhos inscritos no começo deste ano passaram por duas análises rigorosas da Comissão Julgadora, constituída por membros indicados pelo Conselho Diretor da ABMS. Na primeira fase de seleção, foram selecionados os melhores resumos dos trabalhos inscritos.

Já na segunda fase, os trabalhos completos foram analisados ainda mais profundamente, seguindo os seguintes critérios: apresentação (formatação de texto, figuras e tabelas, subdivisão dos itens do trabalho); redação (clareza de texto, gramática e ortografia); tema (inovação e metodologia utilizada no trabalho); conclusões (objetividade, importância, aplicabilidade prática) e referências bibliográficas.

Após três semanas de intensa avaliação, a Comissão Julgadora chegou à decisão de conceder o Prêmio ao engenheiro Adriel Rocha Lopes, que teve a oportunidade de apresentar o tema do seu trabalho no Cobramseg 2014.

“Enviei o trabalho por incentivo do meu professor, Ennio Palmeira”, declara Adriel Lopes, ex-aluno da UnB. “Mas foi realmente uma surpresa saber que o trabalho tinha ficado entre os melhores na segunda fase, e ainda mais surpreendente quando soube que tinha sido o ganhador do Prêmio”, admite o atual engenheiro.

Para Adriel Lopes, a iniciativa da ABMS em incentivar as pesquisas na área é fundamental. “É importante para os profissionais que estão entrando no mercado serem reconhecidos dessa forma”, diz.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *