Prepare-se para participar do maior evento de geotecnia do Brasil

quinta-feira, 01 de fevereiro de 2018 comentários

O Cobramseg – Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica – é o maior evento de geotecnia do país e acontece a cada dois anos, organizado pelos diferentes Núcleos da ABMS. Neste ano, o Cobramseg será realizado em Salvador (BA), de 28 de agosto a 1º de setembro. O Núcleo Bahia da ABMS já está a todo vapor, cuidando dos detalhes para que este seja mais um evento de sucesso. Como já é tradição, o Cobramseg abriga também outros eventos: o VIII Simpósio Brasileiro de Mecânica das Rochas, o IX Congresso Luso Brasileiro de Geotecnia, o VIII Simpósio Brasileiro de Engenheiros Geotécnicos Jovens (Geojovem) e, nesta edição, o V Simposio Panamericano de Deslizamientos. No editorial deste mês, Alessander Kormann, presidente da ABMS, fala sobre o Cobramseg e sua importância para a comunidade geotécnica brasileira.

“Maior evento de geotecnia realizado no Brasil, o Cobramseg é uma oportunidade ímpar para a troca de experiências e o aprimoramento profissional. Para os estudantes, é a grande chance de estar frente a frente com geotécnicos renomados e que, muitas vezes, eles só conhecem pela literatura da área.

Para os profissionais, o Cobramseg é o momento de intensificar seu networking, encontrar colegas e saber o que está sendo praticado no mercado da engenharia geotécnica no país e no mundo. As empresas também encontram no Cobramseg uma oportunidade valiosa para mostrar seus produtos e serviços a um público altamente qualificado, que toma decisões.

O Cobramseg 2018 não será diferente. A expectativa é que cerca de 1.500 pessoas participem do evento, que terá como tema central Geotecnia e o Desenvolvimento Urbano. Serão debatidos temas como segurança de barragens, educação em geotecnia, ensaios de laboratório e campo, modelagem física, solos não saturados, expansivos, colapsíveis e moles, obras de terra e enrocamento, fundações, geotecnia ambiental, estabilidade de encostas, escorregamentos, desastres naturais e estruturas de contenções, análise e gerenciamento de risco, desempenho e segurança de obras geotécnicas e de infraestrutura: pavimentação, portos, aeroportos, túneis e escavações.

Logo após a abertura geral do evento, André Assis, ex-presidente da ABMS, vai proferir a Conferência Pacheco Silva. O tema da Conferência envolverá tendências e desafios em gestão de riscos. Durante o Congresso Luso Brasileiro, Norbert R. Morgenstern, professor da Universidade de Alberta, no Canadá, será o responsável pela Victor de Mello Lecture. Ele vai abordar Geotechnical Risk, Regulation and Public Policy.

Os portugueses Laura Caldeira, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil – LNEC, em Lisboa, e Ilídio Ferreira, da EDP Produção – empresa que faz a gestão da produção de energia na cidade de Porto, também já estão confirmados. Eles participarão das plenárias do Luso Brasileiro, que terá, ao todo, duas plenárias e quatro palestrantes – dois brasileiros e dois portugueses.

No Simposio Panamericano de Deslizamientos, a presença de representantes das sociedades latino-americanas fortalecerá muito as apresentações e discussões. Além de palestras internacionais, um dos destaques será uma mesa redonda que discutirá a atuação das associações geotécnicas junto às defesas civis dos municípios.

No Seminário Brasileiro de Mecânica das Rochas, haverá mais uma edição do Rockbowl, jogo de perguntas e respostas sobre mecânica das rochas para estudantes de universidades brasileiras.

Outros palestrantes estão sendo confirmados e serão divulgados em breve. Os interessados em enviar resumos têm até o dia 26 de fevereiro para submeter seus trabalhos.

Já deu para perceber que o Cobramseg 2018 prepara muita coisa interessante para todos nós. A parte social do evento estará à altura da famosa hospitalidade da Bahia. Não perca essa oportunidade. Programe-se e participe!

Esperamos você em Salvador!

Alessander Kormann
Presidente da ABMS

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *