Painel do Associado

Prevenção a acidentes em encostas pressupõe união entre técnicos e Poder Público

quarta-feira, 15 de maio de 2013 comentários

PHDiasO Núcleo Regional Rio de Janeiro da ABMS prepara a VI Conferência Brasileira de Encostas (COBRAE 2013), que se realiza em Angra dos Reis (RJ), de 4 a 6 de outubro deste ano. Paulo Henrique Dias, presidente da Comissão Organizadora e vice-presidente da ABMS, revela neste Editorial que alguns eventos preparativos já foram promovidos e outros ainda estão por vir. Ele conta ainda sobre os principais objetivos da Conferência, fala da importância de se colocar em pauta o problema das encostas e lembra as discussões que vão ser realizadas durante o evento.

“O principal objetivo da VI Conferência Brasileira de Encostas (COBRAE 2013) é discutir e propor ações que reduzam substancialmente os acidentes com taludes e encostas. Para que isso aconteça, é fundamental que os gestores públicos, projetistas e construtores tenham a orientação técnica necessária sobre como construir em encostas, como tratá-las, quais podem ser os locais que podem ser escavados, entre outros temas.

Para que essa técnica seja colocada em prática, é fundamental no entanto que haja apoio do Poder Público, nas três esferas da Federação, através de legislações apropriadas, da adoção de políticas racionais de uso do solo urbano, de fiscalização apropriada e de verbas para pesquisa.

É esta união entre o meio técnico e o Estado que buscamos na COBRAE 2013. Nosso objetivo principal é fazer com que as autoridades passem a olhar com cuidado para a questão das encostas e saibam que a ABMS está sempre à disposição para ajudar a colocar em prática as ações necessárias para que este problema seja solucionado.

Na COBRAE 2013, que acontece de 4 a 6 de outubro, em Angra dos Reis (RJ), teremos, na parte técnica, discussões sobre soluções de estabilidade, problemas, custos, técnicas, novos materiais, novas concepções, novos produtos e diversos outros temas de interesse da comunidade geotécnica. A grade está passando pelos ajustes finais, baseada nos resumos recebidos. Foram apresentados cerca de 200 resumos. A expectativa é que haja entre 400 e 450 participantes do evento. Faça a sua inscrição, acessando http://cobrae2013.com/principal/inscricoes.aspx.

Política Nacional de Proteção e Defesa Civil

Instituída, em 2012, pela Lei 12.608, a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil estará em pauta na COBRAE 2013. A Lei é de autoria do deputado Glauber Braga, de Nova Friburgo, região que vem sofrendo muito com as chuvas. Sentindo na pele o sofrimento de familiares e amigos, o deputado se empenhou em contribuir decisivamente para a aprovação da Política de Proteção e Defesa Civil.

A Lei 12.608 define a responsabilidade da União, dos Estados e Municípios na política de prevenção, introduz a política de prevenção nos currículos escolares, proíbe edificações em áreas de risco, prevê que os municípios tenham seus planos de contingência com audiência pública e divulgação e ainda tem uma opção de serviço militar. Os jovens poderão optar por servir a Defesa Civil em vez de servir o Exército, preparando-se para atuar em emergências nas áreas de desastres naturais.

A Política Nacional de Proteção e Defesa Civil já foi sancionada, mas ainda precisa de regulamentações e detalhamentos. Sabemos que o processo é demorado. O nosso objetivo, no entanto, é fazer com que a Lei não seja esquecida ou deixada de lado, mas discutida para que, no menor tempo possível, passe a vigorar nas regiões que mais sofrem com as chuvas.

Lançamentos da COBRAE

A VI Conferência Brasileira de Encostas já foi lançada no Rio de Janeiro e em São Paulo. Outras três cidades ainda receberão o evento de lançamento – Belo Horizonte (MG), Joinville (SC) e Salvador (BA). O evento é composto por cinco palestras que têm o objetivo de apresentar a Conferência e alguns dos temas relevantes para a questão das encostas. Em geral, há uma palestra de abertura sobre a COBRAE 2013, seguida por quatro palestras de responsabilidade de patrocinadores e expositores. Fique atento à programação e participe do evento de lançamento mais próximo da sua cidade.

Local

A COBRAE 2013 será realizada no Hotel Vila Galé Eco Resort Angra dos Reis, um resort de padrão internacional, com toda a estrutura necessária, com salão de eventos e espaço de exposições, além da área de laser, composta por uma paisagem exuberante que mistura mar e Mata Atlântica. A COBRAE 2013 preparou pacotes especiais para conferencistas e familiares. Confira o que mais combina com você e garanta a sua vaga.

Convidamos você e todos os demais associados da ABMS para participarem da VI COBRAE, em Angra dos Reis. Será um prazer recebê-los lá, com toda a cordialidade e alegria que caracterizam o povo do Rio de Janeiro.
Até breve!

Paulo Henrique Dias
Presidente da Comissão Organizadora
Vice-Presidente da ABMS

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *