Painel do Associado

Profº Bengt Fellenius visita o Brasil para conhecer nova tecnologia

quarta-feira, 07 de maio de 2014 comentários

Reconhecido internacionalmente como uma autoridade em mecânica dos solos e engenharia geotécnica, o professor, consultor e projetista Bengt Fellenius esteve no Brasil pela primeira vez para conhecer uma nova tecnologia desenvolvida no país. Recebido pelo presidente do Núcleo Regional Minas Gerais, Ivan Libanio Vianna, o professor esteve em Belo Horizonte durante uma semana para saber mais sobre o uso da célula hidroexpansiva, desenvolvida pela empresa Arcos Engenharia, associada à ABMS. (Na foto: Mauricio Chaves – Arcos Engenharia, Profº Bengt Fellenius e o presidente Ivan Vianna)

Fellenius já publicou e expôs mais de 300 artigos em congressos, seminários e revistas técnicas. Nascido na Suécia, mudou-se para o Canadá em 1972, onde lecionou na Universidade de Ottawa e participou da elaboração de várias Normas e Procedimentos de Engenharia de Fundações, principalmente na área de Fundações Profundas. Em 1977, foi considerado um dos pioneiros na pesquisa e uso de ensaios dinâmicos em estacas, além de usar os dados obtidos pelo PDA, em Projetos e Execução de Fundações em estacas.

É também um dos três autores do relatório publicado em 2012 pela American Society of Civil Engineers (ASCE) sobre o “Passado e Presente de Fórmulas Dinâmicas de Cravação”. Em 2012, a Geo-Institute – instituto vinculado à ASCE – produziu uma edição especial da publicação Geotechnical Special Publication com o tema “Role of Full-Scale Testing in Foundation Design”, em homenagem ao professor Fellenius.

“A importância do visitante e seu interesse em vir ao Brasil para aprender mais sobre uma ferramenta desenvolvida no país nos enche de orgulho”, declara Ivan Vianna. De acordo com o presidente, o professor estará novamente no Brasil em setembro de 2014 para ministrar um minicurso sobre fundações profundas promovido pelo NRMG. Logo depois, o consultor e projetista irá participar do Cobramseg 2014, que será realizado em Goiânia entre os dias 9 e 13 de setembro.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *