Painel do Associado

“Projetando com Geossintéticos” é tema de curso no interior do Rio Grande do Sul

segunda-feira, 09 de maio de 2016 comentários

projetandocomgeossinteticos-fabiana-internaRealizando seu projeto de interiorização, o Núcleo Rio Grande do Sul da ABMS realizou, no dia 3 de maio, o curso “Projetando com Geossintéticos: Soluções para Engenharia Geotécnica”. Mais de 60 estudantes e engenheiros participaram do evento que aconteceu na Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade de Passo Fundo. “Este é o segundo evento de interiorização que realizamos este ano em Passo Fundo, reunindo acadêmicos e profissionais das regiões norte e noroeste do estado”, afirmou o presidente do Núcleo, o engenheiro Antônio Thomé. “Um dos nossos principais objetivos é aproximar a ABMS destas pessoas, realizando eventos não somente na capital, mas também no interior do RS”. (Foto: Fabiana D. Rezende)

O curso tratou dos temas: Investigação Geotécnica, com o professor da Imed, Ronald Vera Gallegos; Geossintéticos, com o professor da UPF e tesoureiro do Núcleo RS da ABMS, Márcio Floss; Soluções Geotécnicas com Geossintéticos, com o engenheiro convidado, André Fanaya; e Dimensionamento de estruturas de solo reforçado com geossintéticos, com o professor da USP, José Orlando Avesani Neto.

projetandocomgeossinteticos-fabiana-publico2“Os sintéticos estão, de forma crescente, substituindo materiais convencionais. Esse é um momento importante especialmente para divulgarmos no meio acadêmico as tecnologias potenciais e as diferentes áreas que podem ser seguidas na engenharia civil”, afirmou o palestrante Avesani Neto, que também é gerente técnico da GeoSoluções, empresa que promoveu o evento em parceria com a ABMS.

Tesoureiro do Núcleo e palestrante do Curso, Márcio Floss ressalta que apesar de o tema não ser muito tratado no Sul do país, os geossintéticos podem ser uma alternativa ao uso de materiais naturais. “Cada vez mais é importante pensarmos na sustentabilidade”, diz. “Este é um material que pode ser vantajoso em muitos casos. Na maioria das vezes, os geossintéticos reduzem o tempo de execução de obra, por exemplo”. (Foto: Fabiana D. Rezende)

Próxima parada

No dia 31 de maio, o curso “Projetando com Geossintéticos: Soluções para Engenharia Geotécnica” terá uma nova edição realizada na PUC, em Porto Alegre/RS, com a intenção de atender as regiões Central e Sul do Estado.  “Essa é uma tendência dos cursos do Núcleo Rio Grande do Sul: acontecer em diferentes polos do estado, atingindo estudantes e profissionais”, ressaltou o presidente do Núcleo Regional.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Núcleo Regional Rio Grande do Sul da ABMS.


Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *