Painel do Associado

PUC-Rio comemora com ciclo de palestras os 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

segunda-feira, 04 de maio de 2015 comentários

INTERNA-Puc SSandroni - 28 Abril 2015 - palestra foto2O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da PUC-Rio comemora, em 2015, seus 50 anos de existência. Foi o primeiro curso de pós-graduação na área a ser criado no Brasil, e já conta com mais de mil teses de mestrado e doutorado aprovadas, das quais cerca da metade trata de temas variados da Engenharia Geotécnica. (Na foto, o engenheiro Sandro Sandroni em sua palestra, realizada no dia 28 de abril de 2015)

Para celebrar o jubileu de ouro do Programa, a PUC-Rio vem oferecendo desde o início do ano letivo um programa de seminários técnicos cobrindo assuntos diversos da engenharia. “Todas as semanas, ex-professores, ex-alunos da PUC-Rio e alguns grandes nomes da engenharia civil nacional e internacional virão palestrar na PUC-Rio sobre geossintéticos, estruturas de prédios, fundações, pontes e contenção de encostas, barragens, aterros, ferrovias, portos, túneis, petróleo, ou problemas ambientais”, declara o professor Alberto Sayão, ex-presidente da ABMS, que coordena o Programa de Seminários Comemorativos dos 50 anos da Pós-Graduação em Engenharia Civil da PUC-Rio.

Confira aqui a agenda completa de seminários da PUC-Rio.

WEB-PALESTRA-Henrique-Meirelles-15-Março-RDC“Nos primeiros dois meses (março e abril), tivemos mais 8 palestras, sempre com a sala lotada (com mais de 60 participantes, incluindo o pessoal externo, membros da ABMS, CBDB, IGS, e ANE), o que atesta o interesse do programa de seminários”, acrescenta o professor Sayão. A palestra inaugural, no dia 13 de março, foi proferida pelo engenheiro Henrique Meirelles, ex-Presidente do Banco Central do Brasil, com o tema Desenvolvimento sustentável: isto é possível em nosso País? (Na foto, o engenheiro Henrique Meirelles)

“O foco principal dos seminários é abordar a prática da engenharia para complementar a formação dos nossos alunos da pós-graduação”, ressalta Sayão. As demais palestras, com 1h de duração, são gratuitas e abertas a todos os interessados. O programa de palestras conta com o apoio das empresas Huesker e Maccaferri, com longa tradição no apoio a pesquisas da PUC-Rio.

 

Veja abaixo palestras já proferidas na PUC-Rio noticiadas pela ABMS:

Puc-Rio discute segurança de barragens – 05/05/2015

Membros da ABMS palestram na PUC-Rio em junho – 28/05/2015

PUC-Rio recebe a palestra “Usina de Itaipu: Integração energética entre Brasil e Paraguai” – 06/07/2015

Seminários que comemoram 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da PUC-Rio continuam em agosto – 13/08/2015

Palestra sobre webinar “In Situ Testing in Geomechanics” acontece nesta terça-feira na PUC-Rio – 23/11/2015

Agenda completa

O site da ABMS divulgará mensalmente a agenda atualizada dos seminários comemorativos a serem realizados na PUC-Rio. A programação completa, com a lista preliminar de todos os seminários de 2015, pode ser conferida no link acima. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com Lenílson pelo telefone (21) 3527-1188/1189 (Ramal 105), ou pelo e-mail lenilson@puc-rio.br.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *