Painel do Associado

Puc-Rio discute segurança de barragens

segunda-feira, 11 de maio de 2015 comentários

segurancadebarragens-internaOs ex-presidentes da ABMS Francis Bogossian, Willy Lacerda e Alberto Sayão participaram no dia 5 de maio de palestra apresentada pelo prof. Ricardo Oliveira, ex-presidente da Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG), sobre o tema “Segurança de Barragens”, na Puc-Rio. O encontro é parte das comemorações do cinquentenário do Programa de Pós-Graduação da Puc-Rio, o primeiro a ser criado no país (saiba mais aqui). Oliveira acabara de ser informado sobre a aprovação do seu nome para integrar a Academia Nacional de Engenharia do Brasil (ANE), em vista da sua intensa atuação, por vários anos, em grandes obras e problemas atuais da engenharia brasileira. Ele tomará posse ainda neste ano. As 70 pessoas presentes lotaram a sala 206-L daquela universidade. (Na foto, o profº Flavio Miguez apresentando o palestrante do dia, profº Ricardo Oliveira, da Universidade Nova Lisboa, em Portugal)

Na plateia estava também Sergio Fontoura, presidente do CBMR (Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas), da ABMS. Na abertura, Sayão convidou o prof. Flavio Miguez de Mello, presidente honorário do Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB), para fazer a apresentação do convidado. No encerramento, Francis Bogossian, ex-presidente da ABMS e presidente do Clube de Engenharia, fez os agradecimentos finais e a entrega de presentes da Puc-Rio ao convidado, que é professor catedrático da Universidade Nova Lisboa. As empresas Huesker e Macaferri do Brasil patrocinaram o encontro. Confira a galeria de fotos.

Ricardo Oliveira estava de passagem pelo Rio de Janeiro, a caminho de Brasília, onde participaria de reuniões da ANA (Agência Nacional de Águas) para discutir a segurança das barragens brasileiras. Tais encontros contaram também com a participação dos professores Pedro Seco Pinto e Laura Caldeira, também ex-presidentes da SPG.

galeriadefotos-botao

 

 

 


Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *