Painel do Associado

Regeo & Geossintéticos 2019 recebem cerca de 400 participantes

sexta-feira, 18 de outubro de 2019 comentários

Buscando discutir as aplicações técnicas, os aspectos teóricos e práticos e as pesquisas relacionadas às áreas de geossintéticos e geotecnia ambiental, a Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) e o Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) promoveram, entre os dias 14 e 16 de agosto, o IX Congresso Brasileiro de Geotecnia Ambiental e o VIII Congresso Brasileiro de Geossintéticos. O evento, realizado na USP São Carlos (SP), recebeu cerca de 400 geotécnicos. O Regeo & Geossintéticos 2019 contou com o apoio da ABMS e da IGS/Brasil (Associação Brasileira de Geossintéticos).

Com uma programação variada, as sessões de discussão contaram com especialistas da área acadêmica e profissionais da indústria que abordaram temas como a Recuperação de Áreas Degradadas, Transporte de Poluentes no Solo, Função Reforço e a Durabilidade de Geossintéticos. Já as sessões plenárias trataram de assuntos como os Aterros Sanitários sob a perspectiva do operador, ministrado pelo engenheiro Eleusis Bruder Di Creddo. A francesa Nathalie Touze apresentou a Palestra Giroud. Na sessão especial, os engenheiros Romero Cesar Gomes e Maria Regina Moreti abordaram o tema Rejeitos de Mineração.

Durante as sessões paralelas foram apresentados mais de 140 trabalhos, de um total de 199 trabalhos aceitos e publicados nos Anais. Entre os temas abordados nas sessões estão os Riscos e RCDs; Barreiras, contaminantes e RCDs; Riscos, propriedades térmicas etc.; Resíduos Sólidos Urbanos e Resíduos de Construção e Demolição; Aditivos e Resíduos Sólidos Urbanos; Áreas degradadas; Casos de obra e interação; Infraestrutura rodoviária; Rejeitos de mineração e RCD; Aditivos e lodos; Ensaios de laboratório; Erosão; Modelação analítica e numérica; RCDs; Filtração e Drenagem; Reforço e interação; Investigação e monitoramento; Transporte de poluentes; Degradação; e Função reforço.

O Regeo & Geossintéticos 2019 também foi palco da I Conferência Benedito Bueno, em homenagem ao professor e engenheiro Benedito Bueno, falecido em 2015. A palestra foi ministrada pelo Prof. Ennio Palmeira, que explicou um pouco sobre Filtros geotêxtis: modelagem e comportamento.

 

Veja as fotos oficiais do evento, no site do Regeo & Geossintéticos 2019.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *