Reunindo indústria e academia, primeira edição do GEOMIN acontece nos dias 8 a 10 de novembro

terça-feira, 18 de julho de 2017 comentários

geomin-internaA primeira edição do congresso Geotecnia Aplicada à Mineração (GEOMIN), promovido pelo Núcleo Minas Gerais da ABMS e pelo Núcleo de Geotecnia da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (NUGEO – UFOP), está com inscrições abertas. O encontro irá reunir academia e indústria, com a participação de renomados palestrantes nacionais e internacionais e empresas que atuam na engenharia geotécnica aplicada à mineração. O GEOMIN será realizado no Centro de Artes e Convenções da UFOP, em Ouro Preto (MG), nos dias 8, 9 e 10 de novembro de 2017 e oferece valores especiais para as inscrições realizadas até o dia 30 de julho.

Estrutura

O evento possui uma estrutura organizacional que envolve a participação da ABMS, do NUGEO – UFOP e de empresas e instituições que atuam na engenharia geotécnica aplicada à mineração, comportando uma temática específica – a geotecnia aplicada à mineração – e uma formatação distinta de eventos similares convencionais, por privilegiar primariamente o debate e a discussão dos temas relevantes na área, sob diferentes pontos de vista.

Os principais temas do evento serão: Governança e Gestão de Riscos, Legislação e Normatização, Estruturas de Disposição de Rejeitos, Geomecânica (subterrânea e a céu aberto), Investigações Geológico-Geotécnicas e Monitoramento, Geossintéticos Aplicados à Mineração e Fechamento e Descaracterização de Estruturas Geotécnicas.

Sessões técnicas

As sessões técnicas incluem ainda conferências especiais com os renomados engenheiros David S. Bowles, Peter Kaiser e Steven G. Vick. Bowles no primeiro dia do evento vai falar sobre “Gestão de Riscos”, Kaiser irá abordar o tema “Underground rock engineering to match the rock behaviour – challenge of managing highly stress ground in civil minning tunnel” no dia 9. Já no dia 10, Vick irá palestrar sobre o tema “Dam Safety Risk – from Deviance to Diligence”. Saiba mais sobre os palestrantes acessando aqui.

A programação do evento também conta com apresentação de trabalhos técnicos de pesquisadores brasileiros que expressem, além de um domínio referencial do conhecimento especializado ao tema abordado, a proposição de estudos de casos reais e da prática da ciência aplicada que permitam a ampla discussão da conjunção teoria-prática dos problemas da engenharia geotécnica aplicada à mineração e o debate abrangente de todos os parceiros do fórum.

Para mais informações sobre o GEOMIN, acesse: http://www.geominouropreto.com.br/


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *