Rio Grande do Sul recebe mini-curso sobre Investigação de Campo

segunda-feira, 06 de maio de 2013 comentários

A CTIC (Comissão técnica de Investigação de Campo) e o NRRS (Núcleo Regional Rio Grande do Sul) – ambos da ABMS –, juntamente com a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), realizaram no dia 25 de abril de 2013 o mini curso intitulado “The SeismicDilatometer. Stress History, liquefaction, settlements”, ministrado pelo Professor Silvano Marchetti, da Universidade de L’Aquila, Itália. O evento foi mais uma atividade organizada pela CTIC. “Nosso objetivo é apresentar e discutir as várias técnicas de investigação geotécnica empregadas no Brasil, proporcionando a oportunidade ao desenvolvimento técnico de projetista, consultores e executores”, afirma Edgar Odebrecht, presidente da CTIC.

O professor Silvano fez uma revisão das características técnicas do equipamento e dos procedimentos de ensaios seguindo com uma extensão revisão bibliográfica no que se refere à determinação dos parâmetros geotécnicosobtidos a partir do ensaio. Os métodos e dimensionamento foram igualmente discutidos e exemplificados com casos de obras cuidadosamente relatados.

O minicurso teve aproximadamente 50 participantes e contou ainda com uma palestra técnica ministrada pelo Eng. Mark Woolard, da A.P. Van den Berg da Holanda, com o título “Multipleparameterswithone CPT test” e uma palestra ministrada pelo professor Edgar Odebrecht, presidente da CTIC, que abordou a “Estratigrafia como definidora de pontos ensaios especiais”.

O evento contou com o patrocínio das empresas:


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *