“São inúmeras as contribuições de Luciano Décourt para a geotecnia brasileira”, afirma Gustavo Vianna, presidente do Núcleo MG

quinta-feira, 06 de julho de 2017 comentários

Untitled-1O Núcleo Minas Gerais da ABMS homenageou o engenheiro Luciano Décourt pelos 50 anos de projetos de fundações, com a organização de uma palestra realizada no dia 31 de maio na sede do CREA-MG. O evento “Luciano Décourt: 50 Anos projetando fundações – uma retrospectiva” contou com uma apresentação do próprio engenheiro, que trouxe a público experiências vividas em ensaios geotécnicos, provas de carga, projetos de fundações e previsão de comportamento de fundações durante os seus 50 anos de projetos.

“Esse foi o evento que contou com a maior participação de público neste ano. Foi um enorme sucesso”, comentou o engenheiro e presidente do Núcleo, Gustavo Vianna. A palestra contou com aproximadamente 140 presentes, entre associados, alunos e demais profissionais interessados na área. “O Luciano é um grande palestrante e, apesar de prestarmos esta justa homenagem, o grande agraciado foi o público presente – que teve a chance de participar de um relato sintético de grandes momentos da carreira do professor”.

Luciano Décourt fez um apanhado cronológico de suas contribuições para a engenharia nesses últimos 50 anos projetando fundações. Além disso, o professor comentou sobre o processo de aprendizado ao longo de sua carreira. “Foi muito interessante, principalmente para os estudantes e jovens geotécnicos presentes. Décourt não só falou dos seus muitos acertos, mas admitiu também que alguns modelos e parâmetros que utilizava no passado foram se modificando com a experiência e compreensão adquiridas ao longo de sua carreira, e que hoje não trabalha mais daquela maneira”, completou Vianna.

“Na área da geotecnia, não importa se temos 5 ou 50 anos de atuação, nós seguimos nos surpreendendo a cada dia. O aprendizado é constante”, contou o presidente, ressaltando que Décourt deixou clara a mesma mensagem aos presentes. “São inúmeras as contribuições de Luciano Décourt para a engenharia brasileira, mas talvez a maior fonte de inspiração para todos encontra-se na sua paixão pela geotecnia”.

O evento contou com o apoio das empresas Arcos, Geofix, Pattrol e Progeo para sua realização, além do tradicional apoio do CREA-MG às ações do NRMG.

Lançamento

Durante a palestra houve também o lançamento do GeoMin, evento organizado pelo Núcleo Minas Gerais que vai ocorrer entre os dias 8 e 10 de novembro. O evento tem como tema central a geotecnia aplicada à mineração.

Mídia

O Núcleo Minas Gerais documentou a palestra por meio de fotos e vídeos. Para acessar as fotos do evento clique aqui.
Os vídeos, com declarações do palestrante e engenheiros que participaram do evento, podem ser acessados no canal do Núcleo Minas Gerais no Youtube. Assista aqui.


Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *