SEFE8 foi o principal destaque do Núcleo SP em 2015

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015 comentários

celsocorrea-internaO grande objetivo do Núcleo São Paulo da ABMS para 2015 era a realização do SEFE8 (Seminário de Engenharia de Fundações Especiais e Geotecnia), que aconteceu entre 23 e 25 de junho. Celso Nogueira Corrêa, presidente do Núcleo São Paulo da ABMS, integrou a Comissão Organizadora do evento. “Começamos a organização há dois anos, quando o mercado estava bastante aquecido”, lembra. “Ao longo do tempo, com o desaquecimento do mercado, fomos sentindo as dificuldades e tivemos de fazer adaptações. A expectativa de público foi diminuindo”. O número de participantes, no entanto, surpreendeu a todos, atingindo 840 pessoas no congresso e oito mil visitantes na exposição técnica – Feira da Indústria de Fundações e Geotecnia. A organização do SEFE8 foi uma parceria entre ABMS, ABEF e ABEG, junto com DFI e SINABEF.

Outra surpresa positiva de 2015 foi a Palestra Milton Vargas, ministrada por Romero César Gomes. “Tivemos cerca de 50 participantes”, contabiliza Celso Corrêa. “A expectativa de público era bem menor, uma vez que São Paulo não tem um mercado forte no tema abordado, que era mineração. A palestra foi muito bacana e agradou a todos!”.

O Núcleo realizou ainda palestras técnicas ao longo do ano e fortaleceu a integração com a indústria. “As empresas associadas à ABMS passaram a nos procurar mais para a realização de eventos”, lembra o presidente. “Foi o caso da Keller, Maccaferri, Huesker  e da Fugro in Situ que, em 2015, contaram com a ajuda do Núcleo SP para organizar palestras técnicas de assuntos de interesse das empresas e dos profissionais”.

Eventos 2015

No dia 31 de março, foi realizada a palestra sobre Estacas Pré-Fabricadas de Concreto, ministrada por Luis Fernando de Seixas Neves.

Em 28 de abril, São Paulo recebeu o curso itinerante Sistemas de Estabilização e Proteção de Taludes Rochosos, idealizado pelo Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas da ABMS e organizado em conjunto com o Núcleo SP e a Maccaferri.

O Núcleo participou também da organização da palestra Especificar o concreto a ser usado das estruturas e principalmente nas fundações – um dos fatores chave do sucesso da obra, ministrada por Arcindo Vaquero, no Sinduscon-SP, no dia 27 de maio.

De 23 a 25 de junho, os esforços do Núcleo foram dedicados ao SEFE8. Nos dias 7, 8, 14 e 15 de agosto, o Curso de Prova de Carga em Fundações, realizado pela Unicamp, recebeu o apoio do Núcleo SP da ABMS.

No dia 28 de agosto, o Núcleo realizou o workshop Projeto, Execução e Controle da Qualidade no Melhoramento de Solos Compressíveis, organizada pela empresa Keller, associada à ABMS.

Em 23 de setembro, o Núcleo apoiou e contribuiu com a divulgação do workshop Georreforços – Workshop de Geossintéticos, organizado e idealizado pela Huesker.

Na mesma linha, a Fugro in Situ organizou o evento Ensaios de Fundações: Avanços na aplicação de células bidirecionais e contou com o apoio do Núcleo SP da ABMS para a realização, que aconteceu no dia 23 de outubro.

E o último evento do ano foi a Palestra Milton Vargas da ABMS, que chegou a São Paulo no dia 10 de novembro.

Planos para 2016

Para o próximo ano, um dos grandes objetivos do Núcleo SP da ABMS é a publicação da terceira edição do livro Fundações – Teoria e Prática. Ainda na área das publicações, o Núcleo já se comprometeu com uma cota de patrocínio para a versão impressão do livro Solos não saturados no contexto geotécnico, lançado em versão digital durante o II Simpósio Brasileiro de Solos Não Saturados – Ñsat 2015, realizado em Fortaleza entre os dias 15 e 27 de novembro. Para fazer download do livro, acesse http://www.abms.com.br/livros/.

Já há um grande evento agendado para abril de 2016: o CTF2016 – 2ª Conferência em Tecnologia de Fundações, organizado pelo Núcleo SP da ABMS e pela Comissão Técnica de Fundações da AMBS (CTF). O tema da conferência será Estacas Cravadas por Impacto ou Vibração: Perspectivas Atuais e Futuras. O evento acontece a Universidade de Campinas (Unicamp), em São Paulo, nos dias 1 e 2 de abril de 2016.

Além do CTF2016, o Núcleo SP pretende dar continuidade às palestras mensais para o público paulista. “Esse ano não pudemos fazer uma por mês, exatamente, por conta do calendário cheio não só com eventos em São Paulo, mas em outros lugares”, ressalta Celso Corrêa. “Mas para 2016 pretendemos intensificar essas palestras para levar ao público mais conhecimento técnico”.


Comentários


SEFE8 foi o principal destaque do Núcleo SP em 2015

  1. Parabéns Celso pela sua atuação no núcleo SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *