Painel do Associado

SEFE8 integra associações para discutir teoria e prática

quarta-feira, 29 de abril de 2015 comentários

janelainternaABMS, ABEF e ABEG, junto com DFI e SINABEF estão unidas na organização do SEFE8 – 8º Seminário de Engenharia e Fundações Especiais e Geotecnia – que acontece de 23 a 25 de junho, em São Paulo. As três entidades estão relacionadas à engenharia de fundações e à geotecnia, mas têm olhares diferentes sobre o assunto. A integração entre as associações traz benefícios para a geotecnia, permite compartilhar conhecimentos, qualificar a teoria e discutir as melhores práticas. Este editorial, assinado por Celso Corrêa, presidente do Núcleo São Paulo da ABMS, por Clovis Salioni Junior, presidente da ABEF, e por José Luiz de Paula Eduardo, presidente da ABEG, aborda aspectos da organização e das expectativas que cercam o SEFE8.

“Voltado para a prática da engenharia, o SEFE aproxima a teoria daquilo que realmente é aplicado no dia a dia. Reunindo fornecedores, projetistas e executores, o SEFE tem como principal objetivo aproximar teoria e prática, além de oferecer soluções para aprimorar a engenharia brasileira.

O encontro anterior, o SEFE7, foi um divisor de águas. Houve o início da parceria com o DFI (Deep Foundations Institute) e uma participação intensa de estrangeiros. O evento confirmou a sua relevância e reconhecimento internacionais. Foi também a primeira edição da Feira da Indústria de Fundações e Geotecnia, que abriu um importante espaço para que as empresas do setor mostrassem produtos e serviços, fizessem networking e novos negócios.

Em 2015, a segunda edição da Feira também estará toda ocupada por empresas nacionais e internacionais. A expectativa é que de 3 a 4 mil pessoas circulem pelos estandes durante os três dias de evento.

Nesta 8ª edição, o SEFE registrou 100 trabalhos aprovados, atingindo as expectativas e mantendo o alto nível dos trabalhos. Deste total, 12 serão apresentados durante o evento.
O evento é uma organização conjunta de três entidades, a ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica), a ABEF (Associação Brasileira de Empresas de Engenharia de Fundações e Geotecnia) e a ABEG (Associação Brasileira de Empresas de Projetos e Consultoria em Engenharia Geotécnica).

As conferências e palestras técnicas serão ministradas por profissionais estrangeiros de renome internacional. Já as mesas-redondas ficam por conta dos brasileiros, também com reconhecimento internacional.

A ideia é que as conferências e palestras técnicas apresentem inovações e novos métodos construtivos que estão sendo utilizados no mundo. Nas mesas-redondas os participantes vão discutir assuntos relacionados às obras realizadas no Brasil.

São esperados de 700 a 800 participantes no Seminário. Entre eles, espera-se um grande número de profissionais ligados a construtoras e empresas que consomem contratantes dos serviços oferecidos pelas entidades organizadoras. Isso é importante especialmente para difundir a geotecnia para quem de fato tem interesse em utilizá-la em obras de engenharia no Brasil e no mundo.

International Pile Prediction Event

Uma grande novidade do SEFE8 será a divulgação do resultado do International Pile Prediction Event. Trata-se de um desafio para prever o desempenho de uma estaca escavada de grande diâmetro. Será feita a prova de carga e a previsão que mais se aproximar dos resultados experimentais será premiada em sessão técnica do SEFE8.

O desafio surgiu com a construção do maior campo experimental do mundo destinado ao estudo do comportamento de fundações em solos arenosos, construído em Araquari, Santa Catarina, com o apoio da Sociedade Internacional de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ISSMGE). O desafio é também uma forma de estimular os profissionais brasileiros a fazer previsões realistas, capacidade fundamental para projetos de fundações.

Contamos com o apoio de todas as empresas e de todos os profissionais que atuam nesse segmento e que estão ligados à ABMS, à ABEF e à ABEG. Vamos juntos espantar a crise e fazer um SEFE8 tão bom quanto foi nosso encontro anterior. Até lá!

Acesse aqui o site do SEFE8.

Celso Corrêa
Presidente do Núcleo São Paulo da ABMS

Clovis Salioni Junior
Presidente da ABEF

José Luiz de Paula Eduardo
Presidente da ABEG


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *