Painel do Associado

Sérgio Brito deixa saudades à Geologia de Engenharia brasileira

quinta-feira, 20 de agosto de 2015 comentários

sergiobritointernaNa madrugada de 15 de agosto, a Geologia de Engenharia brasileira perdeu um de seus grandes nomes: Sérgio Nertan Alves de Brito, presidente da BVP Engenharia e associado ativo da ABMS. “Mais que um grande profissional, Sergio foi um grande sujeito”, afirma Paulo Cella, também líder da BVP Engenharia que conviveu intensamente com Brito. “Ele deixou sua marca por onde passou, com sua atitude, sua boa disposição e o otimismo com o qual enfrentava todos os desafios”.

Especialista em Geologia de Engenharia e Geomecânica aplicada a projetos hidrelétricos, escavações subterrâneas e mineração, Sérgio Brito dedicou mais de 30 anos à consultoria em geologia de engenharia e geomecânica no Brasil e no exterior. Atuou em mineração e hidroenergia, participando de projeto, construção e consultoria em barragens, túneis, estabilidade de maciços, controle de erosão, minas a céu aberto e subterrâneas e hidrelétricas.

Além disso, ele foi professor de Geologia Aplicada, no curso de Engenharia Civil, Hidrogeologia e Geologia Aplicada, no curso de Engenharia de Minas, e Mecânica das Rochas, no curso de Engenharia de Minas. Todos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Na área profissional, Sergio Brito era reconhecido por sua responsabilidade e por deixar sempre expressa sua opinião e defender suas razões, com frases convictas e enérgicas. “Característica que despertou o respeito dos grandes nomes da engenharia nacional e dos consultores internacionais que por aqui passaram”, conta Paulo Cella.

“Mas a sua grande marca, a grande lição que ele deixa para todos nós não foi em palavras, mas em suas atitudes e a forma como encarava a vida, sempre muito otimista, mesmo diante da enfermidade”, completa Cella. “Tivemos, sem dúvida, o privilégio de conviver com um ser humano especial. Sérgio, um grande sujeito”.

A ABMS presta suas sinceras condolências à família de Sergio Brito e agradece este grande profissional por suas contribuições para a Geologia de Engenharia brasileira.

 

A missa de 7º dia de Sérgio Nertan Alves de Brito será celebrada no dia 22 de agosto de 2015 (sábado) às 18h, na Igraja Santo Inácio de Loyola, Belo Horizonte, MG.


Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *