Sigmundo Golombek, ex-presidente da ABMS, dá nome a prêmio da ABEG

quarta-feira, 30 de agosto de 2017 comentários

Premio_sigmundoEstão abertas as inscrições para o novo Prêmio ABEG Sigmundo Golombek. O Prêmio busca reconhecer os melhores trabalhos de fundações ou contenções cuja execução tenha sido concluída entre 2015 e 2017. Ivan Vianna, ex-presidente do Núcleo Minas Gerais da ABMS, foi um dos representantes da ABMS na criação da homenagem. Sigmundo Golombek, recentemente falecido, presidiu a ABMS de 1972 a 74. Foi um dos grandes nomes da engenharia geotécnica do País.

O Prêmio ABEG Sigmundo Golombek foi criado pela Associação Brasileira de Empresas de Projetos e Consultoria em Engenharia Geotécnica para homenagear o engenheiro, professor e ex-presidente da ABMS Sigmundo Golombek, fundador da primeira empresa especializada em projetos e consultoria em engenharia geotécnica do Brasil, a Consultrix.

As inscrições para o prêmio já estão abertas e vão até o dia 30 de setembro. A divulgação do vencedor será em dezembro de 2017 em sessão solene.

Os interessados em participar da premiação devem apresentar um projeto que tenha sido elaborado por uma empresa associada, associado autônomo à ABEG e também executado no Brasil, além de ter, como características principais, as fundações ou contenções de edificações, área que o professor Golombek se destacou.

A ABMS terá participação na comissão julgadora dos trabalhos. O júri será formado por cinco engenheiros, sendo um indicado pela Diretoria da ABMS, três indicados pela Diretoria da ABEG e um indicado pela Diretoria da ABEF, que também participou da criação do Prêmio. A comissão julgará os trabalhos de acordo com concepção do projeto do ponto de vista técnico-econômico, desafios e inovações encontrados no trabalho, a monumentalidade do projeto e o grau de importância para comunidade local.

Regulamento

O regulamento completo do Prêmio ABEG Sigmundo Golombek pode ser conferido aqui.

O download da ficha de inscrição deve ser feito por este link. A ficha deve ser preenchida e enviada ao e-mail premioabeg@gmail.com com o assunto Prêmio ABEG Sigmundo Golombek.

Sigmundo Golombek

Nascido em São Paulo, Sigmundo Golombek se graduou em engenharia civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 1946. Fundou, em 1953, o primeiro Escritório de Consultoria de Fundações do Brasil, empresa que posteriormente passou a se chamar Consultrix. Foi presidente da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) entre 1972 e 1974. Foi membro titular do Instituto de Engenharia de São Paulo e do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro. Também foi membro da Associação Brasileira de Geologia de Engenharia (ABGE), do Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon), da Asian Information Center for Geotechnical Engineering e é fellow e Life Member da American Society of Civil Engineers (ASCE). Sigmundo Golombek faleceu no dia 11 de agosto de 2017.

Foi professor da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE) e lecionou por 19 anos na Universidade Mackenzie, além de ter sido professor de vários outros cursos na Escola Politécnica e na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Recebeu o Prêmio Manuel Rocha 1980-82 em reconhecimento à sua atividade profissional. Em 2007, foi premiado pela Editora Pini com o “Prêmio Reconhecimento Profissional – Engenheiro Civil 2007”.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *