Painel do Associado

Sócios Eméritos da ABMS são homenageados pela COPPE/UFRJ

sexta-feira, 04 de março de 2016 comentários

medinawilly-internaDois ícones da geotecnia brasileira recebem, nos dias 17 e 18 de março, homenagem da Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). Organizado pelo grupo de Geotecnia do Programa de Engenharia Civil da COPPE, o evento, que comemora os 80 anos de Willy Lacerda e os 92 anos de Jacques de Medina, contará com o lançamento de dois livros que contam um pouco da história destes importantes engenheiros.

Willy Alvarenga Lacerda

Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Sócio Emérito da ABMS, Willy Lacerda é conhecido por todos por seu jeito cativante, de convívio prazeroso. Seus profundos conhecimentos e também seu espírito aberto ao diálogo despertam profunda admiração de seus alunos e colegas de trabalho.

Ele se formou em Engenharia Civil pela Escola Nacional de Engenharia e, influenciado por Fernando Emmanuel Barata, seguiu carreira na Mecânica dos Solos. Dez anos após o fim da graduação, Willy Lacerda partiu para a Universidade da Califórnia, Berkeley, nos Estados Unidos, para cursar a tão sonhada pós-graduação. Antes de viajar, no entanto, deixou pronto o primeiro laboratório de Mecânica dos Solos da COPPE.

Com experiência que vai desde os fundamentos das propriedades mecânicas dos solos estudadas em laboratório até uma compreensão mecanística com forte respaldo na geologia, hidrologia e geomorfologia do equilíbrio das encostas no contexto tropical, Willy Lacerda foi presidente da ABMS de 1997 a 2000, orientou, discutiu e criticou mais de 120 teses e dissertações e tem no currículo diversos prêmios:
•    Prêmio Terzaghi, biênio 1988-90, pelo conjunto de atividades profissionais e acadêmicas em geotecnia
•    Prêmio Pacheco Silva, biênio 2002-04 (tendo proferido a Conferência Pacheco Silva)
•    Prêmio José Machado, biênio 1981-83, pelo estudo do comportamento de aterros experimentais e propriedades geotécnicas de argila mole da Baixada Fluminense (patrocínio do Instituto de Pesquisas Rodoviárias do DNER e participação de professores e alunos da UFRJ e da PUC-Rio).

Jacques de Medina

Profissional de notório saber e figura irretocável. Assim é conhecido Jacques de Medina pelos amigos e colegas. Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Sócio Emérito da ABMS, Medina foi o primeiro brasileiro a obter o título de Mestre em universidade fora do Brasil. Formado em Engenharia Civil e Eletricista, pela Escola Nacional de Engenharia cursou o mestrado em Engenharia Civil na Universidade de Purdue, Indiana, nos Estados Unidos.

Jacques de Medina foi o responsável por introduzir a Mecânica dos Pavimentos no Brasil, iniciando no país o estudo sistemático dos métodos mecanístico-empíricos de dimensionamento de reforços de pavimentos asfálticos, com a introdução de ensaios triaxiais de cargas repetidas de solos, cascalho laterítico e pedra.

Na COPPE, criou o laboratório de Físico Química, por conta de sua grande preocupação com a influência destas áreas no comportamento do solo. Estudou em Berkeley com o Professor James K. Mitchell e aplicou os conhecimentos adquiridos no novo laboratório.

Foi dele também o pioneirismo na medição da temperatura de pavimentos no Brasil, devido à preocupação que ele tinha quanto à influência da temperatura no comportamento de pavimentos asfálticos no ambiente tropical brasileiro.

Jacques de Medina foi responsável pela montagem de laboratórios de referência no DER-RJ e no DNER e fundou a Associação Brasileira de Pavimentação.

A homenagem

Para ressaltar a importância de Willy Lacerda e Jacques de Medina para a engenharia brasileira, foram elaborados dois livros que contam a história destes dois personagens. As obras contam com material dos próprios homenageados e artigos de profissionais convidados.

No evento dos dias 17 e 18 de março, além do lançamento dos livros, haverá apresentações técnicas de alguns dos artigos presentes no livro e visitas aos laboratórios.

Confira aqui o programa do evento.

Serviço

Data: 17 e 18 de março
Local: Auditório DO CT2 – COPPE/ UFRJ Cidade Universitária – Ilha do Fundão – Rio de Janeiro
Inscrição: entrar em contato com Márcia Gusmão pelo e-mail marciagusmao1206@gmail.com ou pelo telefone (21) 3938-7200.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *