Painel do Associado

“Soils and Rocks conta com o empenho dos revisores para crescer”, afirma editor

quarta-feira, 29 de abril de 2020 comentários

Melhoria na nota de qualificação e profissionalização da Soils and Rocks são os principais objetivos do novo editor da revista, Renato Cunha. Neste editorial, ele fala diretamente com os associados ABMS sobre a importância do trabalho dos revisores e atualiza sobre as mais recentes ações em relação à publicação. Para ele, a “Soils and Rocks conta com o empenho dos revisores para crescer”. Confira.

Como muitos já sabem, assumi recentemente a editoria desta prestigiosa revista publicada no Brasil. Trata-se de um desafio pessoal e uma missão a mim outorgada e confiada por nossa ABMS. Com apoio irrestrito desta associação e do antigo corpo editorial da Soils and Rocks, visualizamos um ambicioso planejamento estratégico para os próximos anos, particularmente voltado à melhoria na nota de qualificação e à própria profissionalização da revista.

Atualmente, estamos em um processo de aceitação da plataforma SciELO e intensivamente tentando aumentar nossa atual qualificação Qualis B1, dada pela CAPES ao nível superior “A”. Da mesma forma, buscamos melhorar nosso SJR (indicador de classificação do diário SCImago) do nível atual Q4 para Q3 ou Q2. Certamente não é fácil, mas estamos trabalhando com esse objetivo.

Contamos, para isto, com a compreensão e o apoio voluntário de poucos colegas que hoje atuam como colaboradores diretos e indiretos da revista no corpo editorial e na plataforma de revisores ativos.

A tarefa mais difícil atualmente tem sido a de motivar nossos atuais revisores a participar desta importante etapa do processo de publicação, fazê-los aceitar esta incumbência pré-publicação.

Buscamos aumentar o número de manuscritos publicados para 40 ao ano e, para isto, é mandatória a redução do tempo de revisão individual a algo inferior a 40 dias. Sem isto não há como progredir nos quesitos de avaliação por agentes nacionais ou internacionais.

Neste sentido peço o apoio de todos conforme detalhamento abaixo:

Aos revisores atuais, que busquem atualizar informações no sistema Soils and Rocks como e-mail de login e senha, porque vários não respondem aos nossos pedidos por falta de comunicação. Peço gentilmente que busquem, sempre que possível, atender às nossas demandas em um prazo razoável ou que evitem constantemente declinar revisões. Estamos abertos a flexibilizar prazos e mudar contribuições delegadas, mas temos poucos colaboradores efetivamente compromissados no momento, no Brasil e no exterior;

A novos revisores que quiserem se voluntariar a nos ajudar, seguir os passos:

 

 

 

    • c) Entrar em contato com o Secretário Gilson Gitirana pelo e-mail gilsonsoilsrocks@gmail.com indicando a disponibilidade de revisão com uma única linha, afirmando o interesse e confirmando que fez o cadastro no site e preencheu o formulário.

 

Sem dúvida, buscamos interagir com todos os nossos colaboradores, privilegiando-os sempre que possível em nossas correntes plataformas de submissão, revisão e publicação.

Agradeço a atenção de todos e peço que nos ajudem a levantar o espírito e o reconhecimento de nossa revista técnica internacional. Diga-se de passagem, um periódico sem custo de acesso.

Obrigado a todos.

Atenciosamente,

Prof. Renato P. Cunha

Editor Chefe da Soils and Rocks

https://rpcunha.wixsite.com/gpfees

 

 

Imagem: oatawa/iStoock.com


Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *