Painel do Associado

Soils and Rocks: mais visibilidade e prestígio internacional

sexta-feira, 06 de fevereiro de 2015 comentários

Os esforços dos editores anteriores da Soils and Rocks estão dando frutos agora, sob a liderança de Waldemar Hachich, ex-presidente da ABMC:TypesetSolos36-1indiceIndice-36-1-2013.vpS. A revista está, finalmente, indexada na base Scopus, o maior indexador de conteúdo de pesquisa. Ali já estão indexados mais de 5.000 títulos (para conhecer a lista, acesse aqui – http://www.elsevier.com/online-tools/scopus/content-overview#content-policy-and-selection). “Os fatores de impacto da Soils and Rocks nos últimos três anos estão dentro do esperado para uma revista relativamente nova no cenário internacional”, explica Hachich, editor da Soils and Rocks. Fatores de Impacto procuram ser indicadores numéricos de relevância científica, estando fortemente relacionados à frequência com que artigos publicados em determinado periódico são citados em outras publicações.

O editor diz ainda como os associados à ABMS e à SPG (Sociedade Portuguesa de Geotecnia) podem colaborar para melhorar esses índices. “Publicando artigos de qualidade e, sempre que possível e justificável pela relevância para a sua pesquisa, citando artigos publicados na S&R”.

Com a chegada da boa nova, Hachich e o presidente da ABMS, André Assis, decidiram prorrogar o prazo para acesso e download gratuitosdo conteúdo da Soils and Rocks até 30 de abril de 2015. Depois desta data, quem não é associado terá de pagar pelos downloads.

Gestão online de artigos
Outra novidade da Soils and Rocks é a gestão online de artigos. Agora a submissão de artigos é feita online pelos autores. Os revisores, por sua vez, por meio da rede, acessam os artigos. O contato entre autor e revisor, para eventuais correções, fica também a cargo da tecnologia, com a mediação do editor. E, feitas as alterações necessárias, os artigos seguem para publicação. “Com o novo sistema de gestão online espera-se reduzir substancialmente o tempo entre submissão e publicação”, afirma Hachich.

Ainda a respeito das revisões, o editor ressalta que inúmeros são os colaboradores que vêm trabalhando na revisão de artigos, mesmo não fazendoparte do Editorial Board da Soils and Rocks. “A partir do número 1 do volume 38 (2015), será aberto na S&R um espaço para dar crédito público a todos esses revisores ad hoc”.

Números para 2015 e 2016
Para 2015, alguns números especiais da Soils and Rocks já estão sendo preparados – “In situ testing”, que sairá em breve, e “Unsaturated soils”, mais adiante. Haverá ainda, em 2016, um número especial com versões estendidas dos melhores trabalhos do Congresso Panamericano de Buenos Aires.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *