Painel do Associado

Sven Hansbo falece em Estocolmo, na Suécia

segunda-feira, 05 de fevereiro de 2018 comentários

O professor Sven Hansbo faleceu no dia 8 de janeiro de 2018. Importante nome da engenharia geotécnica, Hansbo, nasceu em 1924 na pequena aldeia de Nyed, em Värmland, na Suécia. Graduado na Chalmers University of Technology, Sven Hansbo realizou pesquisa inovadora sobre drenos verticais no Swedish Geotechnical Institute, onde recebeu o diploma de doutorado e ficou conhecido internacionalmente por trabalhos sobre drenos pré-fabricados, compactação dinâmica e “creep piles”. Sven Hansbo também se tornou o primeiro professor de engenharia geotécnica na Suécia e fundou o departamento geotécnico da Chalmers University.

O professor Hansbo recebeu vários prêmios internacionais, como o Golden Award of Merits do Academic Senate of the Warsaw Agricultural University, em 1986, a Polytechnica Gdanska Medal por promover a colaboração científica entre a Chalmers University of Technology e a Polytechnica Gdanska, em 1995, e a prestigiada Kevin Nash Gold Medal da International Society for Rock Mechanics and Rock Engineering (ISSMGE), em 2009.

A ABMS presta condolências aos familiares e amigos e registra sua homenagem a Sven Hansbo pela valiosa contribuição à engenharia geotécnica.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *