Terceira edição do Mulheres Geotécnicas acontece no dia 14/03, em BH

terça-feira, 07 de março de 2017 comentários

female engineer

A terceira edição do Mulheres Geotécnicas, encontro técnico organizado pelo Núcleo Minas Gerais, irá acontecer no dia 14 de março, a partir das 18h15. O encontro será realizado no auditório do CREA-MG.

(Foto: diego_cervo/GettyImages)

O Mulheres Geotécnicas, evento idealizado durante a gestão da engenheira Cássia Azevedo, ex-presidente do Núcleo, tem como objetivo enaltecer a atuação das mulheres na geotecnia, trazendo profissionais e acadêmicas de renome na área para discutir e disseminar conhecimento por meio de palestras e debates. “Nas últimas edições, a qualidade das apresentações e os debates que as acompanharam contribuíram para tornar este encontro um dos mais aguardados da programação do Núcleo”, afirma o atual presidente, o engenheiro Gustavo Vianna.

Serão duas as palestras do dia 14. A primeira abordará o tema “Sistema Integrado de Gestão de Riscos Geotécnicos: aspectos técnicos e de governança”, que será ministrado pela engenheira Marilene Lopes, gerente de Gestão de Estruturas Geotécnicas da VALE S.A.

Já o tema “Segurança e Confiabilidade em Fundações”, será abordado pela professora Cristina Tsuha, do curso de graduação e pós-graduação da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC – USP).

Palestrantes

Marilene Lopes é engenheira Civil pela Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto. Mestre em Geotecnia pela Universidade de Brasília e Especialista em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou durante muitos anos como Gerente Técnica do Grupo Altran/TCBR, gerenciando o desenvolvimento de diversos projetos financiados pelo Banco Mundial e BID, na área de infraestrutura, em todo país. Posteriormente, trabalhou como Gerente de Projetos na Pimenta de Ávila Consultoria, coordenando projetos de estruturas geotécnicas para mineração, especialmente grandes barragens de rejeito. Atualmente trabalha na VALE, na Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento de Ferrosos, como Gerente de Gestão de Estruturas Geotécnicas. É responsável pelos processos de Gestão de Riscos Geotécnicos e pela Gestão do Portfólio de estruturas geotécnicas da Vale, bem como por estudos e projetos aplicados em Geotecnia e Recursos Hídricos.

Cristina de H. C. Tsuha é engenheira civil pelo Instituto Mauá de Tecnologia com experiência em projetos e obras de fundações. Cursou mestrado e doutorado em Geotecnia da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. Fez estágio de pós-doutorado no Institut National Polytechnique de Grenoble (França) na área de fundações. Atualmente é professora na graduação e na pós-graduação na EESC-USP. Atua na linha de pesquisa Engenharia de Fundações, com destaque para os temas: segurança e confiabilidade de fundações, fundações por estacas helicoidais, fundações submetidas a carregamentos cíclicos, modelagem física de estacas em centrífuga e em câmara de calibração e fundações por estacas trocadoras de calor.

Inscrições

O encontro é gratuito para associados da ABMS. Para não associados, os valores das inscrições são de R$15,00 para estudantes e R$ 30,00 para profissionais.

As inscrições podem ser realizadas clicando aqui.

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o Núcleo Minas Gerais pelo e-mail nrmg.abms@gmail.com.

SERVIÇO
3ª Edição do Mulheres Geotécnicas
Data: 14 de março de 2017, terça-feira
Horário: das 18h15 às 20h30
Local: Auditório do CREA-MG, localizado na Avenida Álvares Cabral 1600, Santo Agostinho, Belo Horizonte – MG.
Inscrições: Acesse aqui
Mais informações: nrmg.abms@gmail.com


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *