Painel do Associado

Tudo pronto para fazer do WTC 2014 um congresso memorável

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014 comentários

A dois meses do evento, a Comissão Organizadora do World Tunnel Congress 2014 trabalha a todo vapor para fazer do WTC um congresso memorável, que fará história e marcará positivamente a trajetória da comunidade tuneleira internacional. Organizado pelo Comitê Brasileiro de Túneis da ABMS, o maior evento de túneis do mundo terá a sua edição de 2014 realizada em Foz do Iguaçu (PR), entre os dias 9 e 15 de maio. São esperados 1.000 participantes das mais diferentes regiões do mundo.
Desde já, o Congresso tem números animadores. Foram recebidos mais de 590 resumos provenientes de 49 países. Foram avaliados pelo Comitê Científico 400 trabalhos completos. A Exposição Técnica foi totalmente comercializada com seis meses de antecedência. E as cotas de patrocínio também já estão esgotadas. Há, inclusive, fila de espera de empresas interessadas, o que mostra que o mercado mundial de túneis está atento ao momento brasileiro e interessado em participar da expansão da infraestrutura do país e de países latinoamericanos.

Além de discussões técnicas, das apresentações de trabalhos, das reuniões da ITA (International Tunnelling and Underground Space Association) e dos Grupos de Trabalho da ITA, o WTC2014 terá diversas atividades sociais, como o Coquetel de Abertura e a Confraternização dos Jovens Tuneleiros – para convidados – e o “Gala Dinner” – para os congressistas interessados.

O Curso de Treinamento da ITA será outro destaque do nosso Congresso. Diante da crescente demanda por obras subterrâneas para produção, estocagem e transporte de energia pelo mundo e com o número expressivo de hidrelétricas em operação e sendo construídas no Brasil, o tema escolhido foi “Túneis para Energia”. O curso acontece nos dias 9 e 10 de maio.

Túneis para uma vida melhor

A superfície das áreas urbanas é um espaço nobre que deve ser usado, com prioridade, pelo homem e para o homem. Nas grandes cidades, falta espaço na superfície para construir tudo que a população precisa e gostaria. O uso do espaço subterrâneo é a alternativa que vem sendo utilizada nas principais metrópoles mundiais. É hora de disseminar a cultura do uso do espaço subterrâneo e mostrar às autoridades e à sociedade brasileira as possíveis aplicações e os benefícios que este tipo de solução pode trazer. Pensando em tudo isso foi definido o tema central do WTC2014: Túneis para uma vida melhor.

O local – infraestrutura e serviços

O local escolhido para sediar o WTC2014 tem toda a infraestrutura necessária para receber um evento deste porte. O Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort está instalado em área de 165 mil m² a poucos minutos das Cataratas do Iguaçu – uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza. São 3.016 m² de área de convenções, com catorze salas disponíveis, além de um salão de exposições de 1.320 m². Além disso, o WTC2014 terá atividades nos hotéis Viale Cataratas e Mabu, muito próximos ao Bourbon e com transporte gratuito oferecido pelo Congresso.

O World Tunnel Congress

O WTC é um evento organizado anualmente pela ITA em conjunto com os países membros. Em um ano o congresso é realizado em algum país da Europa e, no ano seguinte, em outro continente. Esta é a segunda vez que o Brasil recebe o Congresso. A primeira foi em 1998 e foi um sucesso de público.

O CBT e a Comissão Organizadora do WTC2014 contam com o apoio e a participação da comunidade técnica brasileira para que o evento deste ano fique marcado como mais um grande sucesso. Vale ressaltar que, embora os túneis sejam o tema central, o evento aborda também mobilidade urbana, uso e ocupação do solo, práticas contratuais, mecânica dos solos e das rochas, geologia de engenharia, gestão de risco, meio ambiente, equipamentos mecanizados, entre outros.

É fundamental o apoio de todos os associados, individuais e corporativos, para que de fato tenhamos um Congresso à altura das expectativas já criadas. Contamos com o seu apoio e participação. Para saber todos os detalhes sobre o WTC2014 e fazer sua inscrição, clique aqui.

Até breve! Nos vemos em Foz do Iguaçu!

Hugo Cássio Rocha
Presidente do Comitê Brasileiro de Túneis da ABMS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *