Victor de Mello é homenageado com Lição em seu nome em Goa, cidade onde nasceu

segunda-feira, 19 de junho de 2017 comentários

victordemellogoa-internaO engenheiro e professor Victor de Mello dá nome a mais uma palestra, a Lição Victor de Mello de Goa. A homenagem é uma iniciativa da Secção de Goa – cidade onde Victor de Mello nasceu – da Sociedade Indiana de Geotecnia. O evento será anual e ministrado por um engenheiro de reputação internacional.

A primeira edição da Lição Victor de Mello de Goa aconteceu no dia 29 de abril, na Goa Engineering College, em Farmagudi, na Índia, durante o Seminar on Soil Investigations and Forensic Engineering. O professor indiano M. R. Madhav foi o escolhido para proferir a Lição.

A primeira Lição Victor de Mello contou com o apoio da ABMS e da Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG). O presidente da International Society for Soil Mechanics and Geotechnical Engineering (ISSMGE), Roger Frank, também apoiou a lição que ocorreu em Goa.

View of the dais

Victor de Mello

Considerado um dos principais nomes da engenharia nacional e internacional, Victor de Mello faleceu no ano de 2009 após dedicar cerca de 60 anos de sua vida à geotecnia. O engenheiro foi secretário nacional da ABMS entre os anos de 1954 e 1956 e presidente da entidade entre os anos de 1964 e 1966. Victor de Mello ajudou a fundar a ABMS e é associado emérito. O engenheiro também presidiu a Associação Internacional de Mecânica dos Solos e Fundações entre 1981 e 1985.

Victor de Mello tem muitos prêmios em sua trajetória, entre eles o prêmio Terzaghi da ABMS nos anos de 1966 e 1978 pela melhor contribuição de trabalhos publicados no Brasil relacionados à engenharia de solos. Em 1987 recebeu o prêmio pelo melhor artigo do ano na Revista Geotecnia, com o tema “Instabilizações de Taludes de Enrocamentos: reapreciações conceituais”.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *