Painel do Associado

Victor de Mello Lecture: Um legado vivo voltado à difusão do conhecimento geotécnico

quinta-feira, 28 de julho de 2016 comentários

luizguilhermedemello-internaVictor de Mello é uma síntese de Brasil e Portugal. Português de nascimento e brasileiro por escolha e adoção, ele fez da sua vida um exemplo de excelência técnica e de generosidade na difusão do conhecimento em mecânica dos solos e geotecnia. O caráter exemplar da sua trajetória pessoal e profissional fez com que a ABMS e a Sociedade Portuguesa de Geotecnica (SPG) criassem juntas a Victor de Mello Lecture. “Não há melhor forma de honrar a memória de Victor de Mello do que disseminar conhecimento técnico”, afirma Luiz Guilherme de Mello (foto), filho do professor e também geotécnico. No editorial deste mês, Luiz Guilherme fala sobre a Victor de Mello Lecture e anuncia o próximo palestrante, que estará no Brasil em 2018.

“Victor de Mello foi um grande homem. Nascido em Goa, colônia portuguesa na época, estudou nos Estados Unidos e escolheu o Brasil como seu país. Durante a carreira, recebeu os mais reconhecidos prêmios e se tornou o latino mais respeitado no mundo geotécnico.

“A Victor de Mello Lecture difunde a cultura geotécnica de primeiro nível por meio de uma homenagem feita pela ABMS e SPG. É um legado vivo deixado pelo professor. Um legado que se renova a cada dois anos com a palestra de um profissional de renome internacional que se torna referência bibliográfica.

As edições da Victor de Mello Lecture

“Desde 2008, foram cinco edições da Victor de Mello Lecture. Como palestrantes, tivemos parte da seleção mundial da geotecnia. Profissionais que deram contribuições indiscutivelmente relevantes para a área, que receberam prêmios internacionais e que conviveram de alguma maneira com Victor de Mello.

“O primeiro palestrante da Victor de Mello Lecture foi o Prof. John Burland, um dos maiores geotécnicos do mundo. Esta palestra foi diferente das outras. Ao invés de apresentar um caso de alguma obra dele, Burland apresentou sua visão sobre a essência do legado conceitual, da maneira de pensar geotecnia de Victor de Mello, que pode ser aplicada nas mais diversas formas. Ele contou como nasceu sua amizade, sua admiração e respeito pela maneira de pensar de Victor de Mello.

“Nas outras edições, os palestrantes apresentaram importantes casos de obras realizadas por eles e fizeram uma rápida síntese da convivência com Victor de Mello. O Prof. Harry Poulos falou sobre as fundações dos maiores prédios do mundo, em Dubai. O Prof. Michele Jamiolkowski apresentou uma mina de rejeitos de cobre, a maior da Europa, pela qual ele é responsável. O Prof. Jim Mitchel contou sobre algumas barragens nos Estados Unidos que ele teve de reforçar. E Jean Pierre Giroud, na edição mais recente edição em 2016, abordou os problemas de vazamentos em geomembranas.

“E em primeira mão, anuncio que o próximo palestrante da Victor de Mello Lecture seguirá a mesma linha de grandes nomes. O Prof. Norbert Morgenstern, da Universidade de Alberta, no Canadá, profissional de renome internacional na área de barragens estará no Brasil em 2018 para ministrar a palestra.

Referência Bibliográfica

“A Victor de Mello Lecture acontece, a cada dois anos, em um grande congresso de geotecnia no Brasil ou em Portugal. Torna-se então referência bibliográfica, sendo publicada na revista Soils & Rocks e ficando disponível para download – na forma de texto ou vídeo – no site mantido pela família para atender uma vontade de Victor de Mello.

“O site www.victorfbdemello.com.br contém, além das palestras, todos os trabalhos técnicos de Victor de Mello, apostilas, vídeos, poesias e muitos outros materiais deixados pelo professor. E me emociona acompanhar o número de downloads e visitas que o site recebe todo mês. Ao ver esses dados, acredito que a missão de honrar Victor de Mello está sendo cumprida da melhor maneira: difundindo o seu conhecimento.

Até breve!

Luiz Guilherme de Mello


Comentários


Victor de Mello Lecture: Um legado vivo voltado à difusão do conhecimento geotécnico

  1. Mario Cesar de Araujo Abreu disse:

    Ter conhecido e ter tido a oportunidade de trabalhar com o Prof. Victor de Mello não foi apenas uma honra, mas foram oportunidades de aprendizado técnico e de vida. Sem dúvida um grande geotécnico, um grande homem. Um amigo.
    Saber que estas palestras foram motivas em seu nome, faz jus a todo o contexto histórico da geotecnia no Brasil. Parabéns aos organizadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *