Painel do Associado

Visita técnica à Mina de Águas Claras desperta atenção dos participantes do COBRAMSEG/SBMR 2016 para a mineração

segunda-feira, 17 de outubro de 2016 comentários

minaaguasclarasinternaDurante o COBRAMSEG/SBMR 2016, que acontece entre 19 e 22 de outubro, em Belo Horizonte, MG, os participantes que garantiram suas vagas na visita técnica conhecerão a Mina de Águas Claras, um importante sítio de mineração de ferro a céu aberto que hoje passa por revitalização. Foto cedida pela Geubrugg.

A visita, que já tem as vagas esgotadas, será no dia 19 de outubro. O objetivo é proporcionar o contato direto dos participantes com aplicações reais no contexto da mineração, extrapolando o meio acadêmico. Além disso, “será uma excelente oportunidade de apreciar a magnitude de uma grande mina a céu aberto bem próxima a um centro urbano”, conta Carlos Emmanuel Ribeiro Lautenschläger, secretário executivo do Comitê Brasileiro de Mecânica das Rocha (CBMR) da ABMS, que organiza a visita técnica e o SBMR 2016 (Simpósio Brasileiro de Mecânica das Rochas).

“Outra grande motivação é despertar o interesse dos estudantes e profissionais para os desafios da área de mecânica das rochas no contexto da mineração, e não há lugar melhor para isso do que em Minas Gerais”, completa Carlos Emmanuel, que é também secretário geral do SBMR 2016.

A visita

Após recepção na mina, os visitantes serão levados a campo e assistirão a uma apresentação técnica sobre o Projeto Patrimônio, que trabalha na recuperação da área de exploração da Mina de Águas Claras, especificamente ao projeto de estabilização do talude do Patrimônio, com cerca de 300m de altura, 100.000m² de face e mais de 50km de grampos e chumbadores instalados.

Foram estudadas durante anos as melhores alternativas para a recuperação deste marco histórico de Minas Gerais e a escolha, que visou a segurança, a qualidade e o baixo impacto ao meio ambiente, foi pela solução de proteção do talude feita em tela metálica com fios de aço com resistência de 1770MPa.

A visita técnica do COBRAMSEG/SBMR 2016 é oferecida pela Geobrugg, empresa associada corporativa da ABMS.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *