Painel do Associado

WebGeo, Simpósio Digital de Geotecnia, vai ocorrer nos mesmos dias em que seria realizado o Cobramseg 2020

sexta-feira, 04 de setembro de 2020 comentários

Para estimular a troca de conhecimentos e experiências entre geotécnicos, estudantes, profissionais e empresas, a ABMS decidiu promover o Simpósio Digital de Geotecnia (WebGeo). O evento vai ocorrer de 15 a 17 de setembro, das 17h às 21h, no mesmo período em que seria realizado o Cobramseg 2020, que foi adiado para 2021 devido à pandemia da Covid-19. Especialistas da área de geotecnia foram convidados para ministrar palestras a respeito de diversos assuntos relevantes da atualidade.

O WebGeo faz parte das comemorações dos 70 anos da ABMS. O engenheiro Alexandre Gusmão, presidente da ABMS, confirmou a possibilidade de continuação do WebGeo nos próximos anos. “É mais um evento que se junta à grade de eventos na ABMS”, afirmou.

Apesar de ser realizado na mesma época em que aconteceria o Cobramseg 2020, Gusmão reforça que o Simpósio Digital não irá substituir o Cobramseg. “O Congresso será realizado em abril de 2021 e tem toda a sua programação já definida”.  Acesse aqui o site do Cobramseg 2020 para saber mais.

Prêmios ABMS

No dia 15/9 será realizada a entrega de dois Prêmios ABMS. O projeto geotécnico “Pátio sobre solos moles tratados com colunas de brita” foi o vencedor do Prêmio ABMS José Machado referente ao biênio 2018-2019. E para falar sobre esse trabalho, o convidado pela comissão organizadora do WebGeo foi o engenheiro Sérgio Ludemann, da Ludemann Engenheiros Associados.

Já o Prêmio ABMS Manuel Rocha será concedido ao engenheiro Sérgio Paraíso, da Geomec MG, devido a sua contribuição valiosa e significativa à sociedade com a prática da engenharia. Paraíso irá proferir uma palestra sobre o tema “Ensaio de carregamento dinâmico em estacas de elevada capacidade resistente”.

Programação do WebGeo

Serão três dias de evento, com cinco sessões compostas por uma palestra, dois casos de obras para cada sessão técnica, realizados por associados coletivos, e um espaço para debate.

No dia 15/9, a Sessão Técnica 1 será sobre Fundações e contenções. O engenheiro Jarbas Milititsky, ex-presidente da ABMS, será o responsável por ministrar a palestra “Fundações de aerogeradores – prática e incerteza associadas”, às 19h25. As investigações geotécnicas são o tema da Sessão Técnica 2, no segundo dia de Simpósio. Heraldo Luiz Giacheti, da Unesp/Bauru, fala na palestra principal sobre “Investigação geoambiental”, às 17h10.

A Sessão técnica 3 acontece ao final do primeiro debate do dia 16/9. Para falar sobre a “Gestão de Risco em escavações subterrâneas em meios rochosos”, os organizadores convidaram André Assis, ex-presidente da ABMS, para palestrar às 19h15. O segundo dia de palestras se encerra com uma mesa-redonda sobre a temática “Segurança em escavações subterrâneas”.

O engenheiro Sandro Sandroni se apresenta no dia 17/9, às 17h10, para falar sobre “Solos moles”. Fernando Schnaid, professor da UFRS, finaliza o ciclo de palestras do WebGeo abordando as “Barragens de rejeitos” na Sessão Técnica 5, às 19h25. O debate às 20h35 encerra o evento.

Ao longo do Simpósio, dez casos de obras serão apresentados. Quem fará as apresentações são as associadas coletivas da ABMS: Belgo Bekaert, Geobrugg, Geoforma, Gerdau, GNG Fundações, Huesker, Incotep e Maccaferri.



Inscrições

Associados em dia com a ABMS ou inscritos no Cobramseg 2020 terão direito a ingressos gratuitos. Os demais participantes deverão desembolsar o valor de R$ 30,00 para participar do WebGeo. Os pagamentos devem ser efetuados até o dia 7 de setembro.

Para se inscrever, acesse: https://webgeo.arvischain.com/view/core/account-create.html

Para mais informações, acesse o site do WebGeo: https://webgeo.arvischain.com/

(Imagem: Weedezign/iStock.com)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *