Painel do Associado

Workshop sobre Segurança de Barragens faz sucesso em Palmas (TO)

terça-feira, 19 de março de 2019 comentários

O Núcleo Norte da ABMS realizou, no dia 28 de fevereiro, o Workshop sobre Segurança de Barragens em Palmas, Tocantins. O evento aconteceu em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (CREA-TO) e a Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC). Cerca de 480 pessoas, entre profissionais e alunos de graduação e pós-graduação, participaram do workshop. A próxima edição do Workshop será em Boa Vista, Roraima, no dia 18 de abril.

O evento tinha como objetivo a discussão das situações das barragens do estado considerando as tragédias causadas pelas rupturas das barragens em Brumadinho (MG), em 25 de janeiro deste ano, e em Mariana (MG), em 5 de novembro de 2015.

Para o presidente do Núcleo Norte, Adriano Frutuoso, é de vital importância realizar eventos desse tipo na região Norte. “Nós tivemos uma grande participação, tanto de alunos de graduação quanto de profissionais já formados, todos querendo aprender, debater e discutir as questões locais”, disse. “A região tem muita carência de eventos como o workshop, o sucesso dele só mostra como é necessário”.

Programação

Durante o dia foram realizadas sete palestras e duas mesas-redondas. A primeira palestra foi ministrada pelo professor Alberto Sayão, ex-presidente da ABMS, que abordou as ações promovidas pela ABMS em relação à questão da segurança de barragens desde o acidente em Mariana. A segunda palestra foi ministrada pelo gerente de controle de uso dos recursos hídricos do Naturatins (Fundação Natureza do Tocantins), o engenheiro Luan Ribeiro, que falou sobre a situação das barragens do estado.

A Defesa Civil realizou a terceira palestra do dia. Representando o órgão, o tenente coronel e engenheiro Geraldo Primo falou sobre o Plano de Contingência para eventos de grandes danos potenciais. A palestra seguinte foi ministrada pelo engenheiro e gerente nacional da Agência Nacional de Mineração do estado de Tocantins, Fábio Lúcio Martins Junior, que abordou “Fiscalização e Legislação das Barragens de Mineração do Estado”.

Logo após, ocorreu a mesa-redonda, mediada pelo presidente do Núcleo Norte da ABMS, Adriano Frutuoso. Participaram da discussão os profissionais Alberto Sayão, Fábio Lúcio, Luan Ribeiro, tenente coronel Geraldo Primo e Talita Miranda, engenheira civil e professora da Universidade Federal de Tocantins (UFT).

Após o almoço, as palestras continuaram com o engenheiro Alexandre Cerqueira falando sobre “Sistema de Monitoramento de Barragens”. As últimas palestras do dia foram proferidas por dois professores do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Cleber Decarli e Flávio Ornelas, que abordaram o tema “Legislação e Segurança de Barragens” e “Programa de Ações Emergenciais”, respectivamente.

O dia de debates encerrou com a mesa-redonda que contou com a participação de Alberto Sayão e de mais três participantes: Alexandre Cerqueira, Cleber Decarli e Flávio Ornelas.

Confira a seguir os materiais apresentados nas palestras.

Barragens de Rejeitos – Eventos Anteriores – Alberto Sayão/ABMS

Situação das Barragens do Estado do Tocantins – Luan Ribeiro/Naturatins

Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil – PlanCon – Tenente Coronel Geraldo da Conceição Primo/Defesa Civil do Estado do Tocantins

Fiscalização e Legislação das Barragens de Mineração do Estado do Tocantins – Fábio Lúcio Martins Júnior/ANM

Legislação de Segurança de Barragens – Cleber Decarli/IFTO

PAE – Programa de Ações Emergenciais – Flávio Ornelas/IFTO


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *