Falece Alberto Henriques Teixeira (1928-2024), ex-presidente da ABMS e referência da engenharia geotécnica brasileira - ABMS
images

Falece Alberto Henriques Teixeira (1928-2024), ex-presidente da ABMS e referência da engenharia geotécnica brasileira

18/03/2024

É com profundo pesar que a ABMS comunica o falecimento do professor Alberto Henriques Teixeira, ex-presidente da ABMS e distinto engenheiro civil cujas contribuições notáveis marcaram profundamente a geotecnia brasileira.

Formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com especializações em mecânica dos solos, mecânica das rochas, barragens e fundações, Teixeira iniciou sua trajetória profissional na Geotécnica S.A. em 1951. Ao longo de mais de 50 anos de carreira, atuou como consultor em centenas de projetos e compartilhou seus ensinamentos através de cursos técnicos, de graduação e pós-graduação, impactando na formação de muitos profissionais da área.

Atuou como presidente do Núcleo São Paulo da ABMS, e, posteriormente, como presidente da entidade de 1976 a 1978. Dedicado à disseminação de conhecimento, apresentou mais de 50 trabalhos técnicos em congressos, além de ministrar inúmeras palestras e conferências tanto no Brasil quanto no exterior. Foi, ainda, reconhecido com os prêmios José Machado e Terzaghi da ABMS.

Alberto Henriques Teixeira deixa um legado de excelência, dedicação e paixão pela engenharia geotécnica. Relembre o evento de homenagem ao professor realizado em 2018, no Instituto de Engenharia de São Paulo. Assista aqui.

A ABMS expressa suas condolências à família, amigos, e todos da comunidade geotécnica afetados por esta perda.

Temas relacionados: ABMS,