De 22 a 25/11, GEOSUL 2023 vai integrar as melhores práticas de geotecnia. Participe! - ABMS
images

De 22 a 25/11, GEOSUL 2023 vai integrar as melhores práticas de geotecnia. Participe!

Paraná/Santa Catarina

30/03/2023

O XIII Simpósio de Prática de Engenharia Geotécnica da Região Sul (GEOSUL) ocorrerá de 22 a 25 de novembro deste ano, em Ponta Grossa (PR). Esta edição marca o retorno do evento no formato presencial e está sendo organizada pelo Núcleo Paraná-Santa Catarina da ABMS, com o apoio do Núcleo Regional Rio Grande do Sul.

“Integração” é a palavra escolhida por Carlos Emmanuel Lautenschläger, presidente da Comissão Organizadora, para definir o objetivo do evento. “Além de integrar a região Sul, também integraremos as melhores práticas de geotecnia que ocorrem no nosso país, criando um fórum de discussões”, explica. O evento visa ainda unir estudantes e profissionais experientes, promovendo diálogo entre a academia e a indústria.

Para esta edição, o público é estimado em 300 pessoas e deve reunir engenheiros, pesquisadores, estudantes, técnicos, profissionais, acadêmicos, consultores e empresários.

Programação

O primeiro dia do Simpósio (22) será dedicado à realização dos minicursos, na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Nos dias 23 e 24, no Bourbon Ponta Grossa Convention Hotel, acontecem as plenárias, palestras técnicas, apresentação de trabalhos e exposição das empresas. Deslizamentos e estabilidade de encostas, questões ambientais, geotecnia ambiental e geossintéticos, barragens, fundações, são alguns dos temas abordados durante o evento.

Uma visita técnica à região está programada para o dia 25. “Ponta Grossa está localizada em uma região geológica muito especial, no segundo Planalto Paranaense. Existem várias formações rochosas, como Furnas, que possuem beleza exuberante”, afirma Emmanuel. “Vamos explorar isso e realizar explanações sobre os maciços rochosos e a questão geológica”.

Dentro da programação, está previsto o Desafio de Taludes. Proposto para estudantes de graduação e pós-graduação, o Desafio é um jogo relacionado a elaboração de projetos geotécnicos. O edital será divulgado em breve no site do evento.

Submissão de trabalhos

A submissão de trabalhos para o GEOSUL 2023 está aberta e pode ser realizada até o dia 12 de maio. Para esta edição, foi escolhido o formato de submissão de artigos completos. A Comissão está recebendo trabalhos relacionados à prática de geotecnia ou trabalhos acadêmicos com potencial de aplicação prática em diversas áreas.

Confira as temáticas e as instruções para envio aqui. 

Inscrições

As inscrições para o GEOSUL estão abertas e podem ser realizadas diretamente no site do evento. O primeiro lote com desconto ficará disponível até o dia 31 de outubro. Associados ABMS e estudantes possuem condições especiais, assim como grupos de estudantes, que contam com uma política de descontos.

Inscreva-se: https://geosul2023.com.br/inscricoes/index.php#topo

Assista à entrevista completa com Carlos Emmanuel:

Temas relacionados: