Jornada aborda características e peculiaridades das fundações em cada região do Brasil - ABMS
images

Jornada aborda características e peculiaridades das fundações em cada região do Brasil

Norte

16/03/2023

"Em um país como o Brasil, de extensão continental, cada região possui suas características e peculiaridades quando se trata da engenharia de fundações", diz Jean Rodrigo Garcia, presidente da Comissão Técnica de Fundações (CFT) da ABMS.  Para ajudar a compreender melhor as características regionais, a CTF e o Núcleo Regional Norte da ABMS promovem a partir de abril a Jornada de Engenharia de Fundações. Trata-se de um evento com cinco palestras, que abordam temáticas específicas de interesse de cada região.

Segundo Garcia, o solo, a formação geológica, o clima e o terreno variam nas diferentes localidades do país. Existem, em consequência, diferentes técnicas de projeto e de execução que devem ser adotadas para cada região. A Jornada terá abrangência nacional e vai acontecer ao longo de três meses de forma online, com a participação de especialistas de cada localidade que irão dialogar com o público.

Começando pelo Sudeste, o professor e engenheiro Paulo Albuquerque fará palestra sobre “Estaca hélice de deslocamento: evolução, dimensionamento e desempenho”, no dia 5/4. “É um tipo de estaca que apresenta aspectos interessantes, como ganho de capacidade de carga, velocidade, facilidade executiva e o bom controle de qualidade que ela possui”, comenta Garcia.

No dia 26/4, Juliane Marques, presidente do Núcleo Regional Nordeste, representará a região falando sobre “Soluções não convencionais de Fundações Profundas: Estacas com Bulbos e Estacas com Anéis”. Ela irá apresentar de forma técnica e prática como são executadas estes tipos de  estacas, utilizadas principalmente no Nordeste, além das vantagens em sua utilização.

As fundações do Sul serão apresentadas pelo professor Luiz Henrique Felipe Olavo, no dia 24/5. Com a palestra “Fundações na Região Sul do Brasil”, o professor seguirá por uma linha mais abrangente, abordando as características gerais e as fundações executadas com sucesso na região.

Passando para o Centro-Oeste, o público aprenderá mais sobre “Inovações na Engenharia de Fundações do Centro-Oeste do Brasil”, no dia 21/6. O engenheiro e dr. Carlos Medeiros Silva é o palestrante e deve abordar fundações em solos colapsíveis dessa região, um tipo de solo mais poroso, muito encontrado na área central do país.

Finalizando a Jornada com o Norte, o engenheiro Gabriel Luís Soto Banha palestrará sobre “Engenharia de Fundações na Região Norte: execução e instrumentação”, no dia 28/6. Ele apresentará os principais tipo de fundações utilizadas na região, que é marcada por altos índices pluviométricos.

Engenheiros, profissionais de fundações e estudantes estão convidados a participar da Jornada de Engenharia de Fundações. O evento conta com a parceria da Editora LTC, que fornecerá cupons de desconto e sorteará livros durante os encontros. Ao final, também serão emitidos certificados de participação.

As palestras serão transmitidas ao vivo no Canal da ABMS no Youtube. As inscrições para participar devem ser feitas na página: https://abms.com.br/jornadafundacoes/. Acompanhe o site e as redes sociais da ABMS para receber mais informações sobre o tema.

 

Temas relacionados: