Livro "Geotecnia na Região Norte" é lançado no GEONORTE 2023 - ABMS
images

Livro "Geotecnia na Região Norte" é lançado no GEONORTE 2023

Norte

14/12/2023

Lançado no dia 9/11 durante o GEONORTE 2023, o livro “Geotecnia na Região Norte: práticas e atuação de engenheiros geotécnicos no norte do Brasil” surgiu da necessidade do Núcleo Norte da ABMS de consolidar, em um único documento, informações em relação às obras da região Amazônica e à história do Núcleo. O projeto contou com a colaboração de 55 autores e 21 revisores.

"O livro consolida informações importantes da região Norte. Permite acesso fácil por parte de profissionais, acadêmicos  e da sociedade em geral aos assuntos relacionados à geotecnia na região", explicou Luis Henrique Rambo, presidente do Núcleo Regional Norte da ABMS.

A ideia surgiu como um meio de comemorar os dez anos de fundação do Núcleo Norte. O livro, que contou com o apoio da ABMS Nacional para a criação do e-Book, é composto por 19 capítulos que abordam diversas áreas da geotecnia, tais como fundações, estruturas de contenção e taludes, geotecnia ambiental, geossintéticos, pavimentação e ensaio de laboratório e campo.

“O primeiro capítulo trata da história do Núcleo e das atividades desenvolvidas ao longo dos anos, e é uma contribuição para que os associados possam visualizar nossa atuação”, destaca Mariana Ramos Chrusciak, organizadora do livro e secretária do Núcleo Regional Norte. “O livro é uma grande conquista para o nosso Núcleo. É a primeira vez que fazemos algo desse tipo”, comenta.

Como meio de compartilhar as experiências vivenciadas na região, o livro foi lançado no GEONORTE 2023, o maior evento de geotecnia da região Norte, que contou com a presença de cerca de 300 participantes. O evento marcou também a comemoração dos 10 anos do Núcleo Regional Norte da ABMS.

“Esse foi o primeiro lançamento, mas já sabemos que há oportunidades para fazermos mais livros”, comenta Rambo. “Era essencial abrir essa porta. Acredito que o trabalho foi realizado com sucesso. Agora, podemos dar continuidade a esse processo”.

Rambo afirma ainda que, após o lançamento, o público demonstrou interesse em adquirir o livro e ficou satisfeito com o resultado. “Podemos dizer que alcançamos o nosso objetivo de apresentar algo de qualidade, atrativo e que pudesse realmente contribuir. A receptividade do público tem sido ótima”, afirma.

O livro está disponível para download aqui.

Assista à entrevista: 

Temas relacionados: