images

2021 Indian-Brazilian Webinar começa no dia 16/6. Conheça os palestrantes do evento

14/06/2021

O "2021 Indian-Brazilian Webinar", organizado pela Sociedade Indiana de Geotecnia (IGS) e pela ABMS, está perto de começar. O evento acontece de 16 a 18 de junho com transmissão ao vivo pelo Canal ABMS. O encontro irá reunir renomados especialistas do Brasil e da Índia, que irão ampliar e enriquecer as discussões sobre áreas relevantes da geotecnia. Confira a seguir alguns desses grandes nomes e inscreva-se aqui para participar do seminário gratuitamente.

No dia 16 de junho, às 8h30 (GMT-3), o seminário será aberto pelos presidentes das associações: os professores Narendra Kumar Samadhiya, da IGS, e Fernando Schnaid, da ABMS.

 

Em seguida, o professor Dr. T.G. Sitharam, da Indian Institute of Technology Guwahati (IITG), irá abordar os desafios de infraestrutura da Índia no século 21. Em paralelo, Fernando Leyser Gonçalves, diretor de engenharia da Andrade Gutierrez, fará uma apresentação comentando os desafios do Brasil neste século.

 

Depois da sessão liderada pela IGS, a Dra. R. Chitra, diretora da Central Soil and Materials Research Station (CSMRS), fará uma apresentação sobre barragens de rejeitos. Na sequência, o engenheiro Paulo Franca, da F&Z Consultoria e Projetos, irá abordar os acidentes envolvendo barragens de rejeitos no Brasil. 

 

Será realizada mais uma rodada para discussões, agora liderada pela ABMS, antes do encerramento do primeiro dia de seminário.

 

No dia 17 de junho, os professores Jagdish Telangrao Shahu (Indian Institute of Technology Delhi) e Luiz Guilherme de Mello (Universidade de São Paulo/Vecttor Engenharia) farão a abertura do segundo dia de apresentações.

 

O professor Deepankar Choudhury, da Indian Institute of Technology de Bombaim (IITB), irá palestrar sobre a teoria e a prática da área de fundações. Em seguida, os professores F. R. Lopes e P. E. L. Santa Maria (Universidade Federal do Rio de Janeiro) irão falar sobre provas de carga em fundações.

 

Logo depois das discussões lideradas pela IGS, o professor K. Rajagopal (Indian Institute of Technology Madras) irá palestrar sobre solos moles e melhoramento de solos. O professor Nilo Consoli (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) irá abordar o melhoramento de solos aplicado a solos problemáticos. 

 

As últimas discussões do dia serão novamente lideradas pela ABMS.

O dia seguinte, 18 de junho, marca o último dia de seminário. A abertura da programação será feita pela Dra. Neelima Satyam (Indian Institute of Technology Indore) e por Arsenio Negro Jr., ex-presidente da ABMS.

 

A primeira palestra do dia será ministrada pelo professor Mahendra Singh, da Indian Institute of Technology de Roorkee, que falará sobre mecânica das rochas. Tarcísio Barreto Celestino, que foi presidente da Associação Internacional de Túneis e do Espaço Subterrâneo (ITA) e do CBT, irá apresentar o tema “ Acoustic Emission for Rock Fracturing”.

 

Na sequência das discussões lideradas pela IGS, o professor D.N. Singh (IITB) fará apresentação sobre “Geoenvironmental Engineering”, ciência que envolve mecânica das rochas e dos solos, engenharia ambiental e hidrogeologia. O professor Ennio Palmeira, da Universidade de Brasília, falará em seguida sobre geossintéticos e materiais alternativos para geotecnia sustentável.

 

As últimas discussões do dia e do seminário serão lideradas pela ABMS. Logo após, será feito o encerramento do evento.

Inscrições

 

As inscrições para participar do evento são gratuitas e podem ser feitas pelo site: 

http://abms.com.br/indian-brazilian-webinar/.

 

Participe!

Temas relacionados: