ABMS 75 anos: Atual presidente Roberto Coutinho destaca o legado da entidade em entrevista
07/05/2025
Dando continuidade à série de entrevistas com ex-presidentes e o atual presidente da ABMS em comemoração aos seus 75 anos, a Associação publica agora a conversa com Roberto Coutinho, presidente da entidade.
Engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Pernambuco, Coutinho relembra sua aproximação com a engenharia geotécnica ainda na graduação, inspirado por professores como Jaime Gusmão, que despertaram seu interesse pela área e o incentivaram a seguir carreira acadêmica. Decidiu aprofundar seus estudos com o mestrado na COPPE/UFRJ, sob a orientação de Willy Lacerda, e mais tarde teve uma experiência internacional marcante como professor visitante na Universidade da Califórnia, em Berkeley.
IX Congresso Panamericano de Mecânica de Solos e Engenharia de Fundações, Chile, 1991. Na foto: Jaime Gusmão, James Mitchell e Roberto Coutinho
Na entrevista, Coutinho destaca o papel da ABMS na formação de engenheiros geotécnicos e na promoção de eventos de alto nível, como congressos nacionais e internacionais. “A ABMS é um caminho profissional que garante comunicação entre profissionais, congressos de excelência e cooperações nacionais e internacionais”, enfatiza.
Ele também ressalta a relevância da Associação na resolução de problemas práticos e na contribuição para o desenvolvimento do país, especialmente em momentos de desafios técnicos e desastres.
Sobre a comemoração dos 75 anos, o atual presidente da ABMS enfatiza que este é um momento especial, que busca integrar toda a história da Associação, dos Núcleos Regionais aos Comitês Técnicos. O programa de celebração inclui um livro histórico abrangente, uma plataforma online dedicada à memória da entidade, uma edição especial ABMS 75 anos da revista Soils and Rocks e um grande evento técnico, com a presença de especialistas nacionais e internacionais de alto nível.
“É uma grande honra estar presidente nesse momento e poder homenagear tudo o que já foi construído ao longo desses 75 anos”, afirma.
Assista à entrevista completa no canal da ABMS no YouTube:
Temas relacionados: ABMS,