ABMS mais próxima da comunidade geotécnica internacional
30/06/2021
Nos dias 16, 17 e 18 de junho, a ABMS realizou um congresso digital em parceria com a Sociedade Indiana de Geotecnia (IGS) – o 2021 Indian-Brazilian Webinar. O evento foi um sucesso e contou com a participação de renomados especialistas representando os dois países. Mais do que um congresso técnico de alto nível, este foi mais um passo de um processo gradual e contínuo de abertura da ABMS à comunidade internacional. Confira o editorial de Fernando Schnaid, presidente da ABMS.
“O 2021 Indian-Brazilian Webinar foi um evento estratégico para a ABMS por diversas razões. A primeira é que a Índia é um centro reconhecido de pesquisa e desenvolvimento, com grandes institutos tecnológicos. Eles são muito bons, ativos no plano internacional, com grandes investimentos e estratégias voltadas à inovação.
Aproximar-se de um país com essas características significa qualificar o Brasil e encontrar parceiros com os quais possamos interagir para nos qualificar ainda mais em termos de P&D, que em última análise contribui na geração de empregos, qualificação de recursos humanos, maior competitividade para a indústria nacional.
Além disso, a Índia produz muita inovação. Há muito produto indiano sendo vendido no Brasil, como geossintéticos, por exemplo, há empresas indianas operando no país. Ter acesso aos produtos gerados e às inovações que eles trazem qualifica nossa indústria.
E um terceiro fator, talvez o mais importante, é que o Brasil precisa ser um player internacional em geotecnia. Para trazer eventos internacionais para o Brasil, por exemplo, é preciso ter parceiros que apoiem, que tenham interesse no país. Por isso, é fundamental nos relacionarmos com o mundo.
O encontro com a IGS foi uma iniciativa que a Diretoria da ABMS planeja reproduzir com outros países. Queremos fazer com que isso aconteça com outros centros importantes em todo o mundo para que o Brasil seja entendido como um player internacional na área de geotecnia em termos de pesquisa, desenvolvimento de soluções e de inovação.
Fundamentalmente, esse é um movimento importante porque, desta forma, a ABMS auxilia na abertura do mercado para as empresas e para os profissionais brasileiros. E esse é o nosso papel enquanto associação que representa os engenheiros geotécnicos do país. Este é o nosso papel enquanto entidade que é parte da engenharia nacional. Queremos um Brasil cada vez mais forte no plano internacional. Queremos mostrar ao mundo que temos aqui profissionais de altíssimo nível e empresas de excelência.Seguimos juntos na busca por esses objetivos.
Até breve!
Fernando Schnaid
Presidente da ABMS
Temas relacionados: