Alberto Sayão e Flavio Miguez vencem o primeiro Prêmio Silva Telles, da ANE
28/11/2022
O professor Pedro Carlos da Silva Telles teve sua carreira marcada pela pesquisa e registro sobre a história da engenharia nacional, sendo reconhecido como o maior historiador sobre o tema no Brasil. Reforçando o seu valor e a importância de manter este legado, a Academia Nacional de Engenharia criou o Prêmio Silva Telles.A premiação é concedida a profissionais que contribuíram para a divulgação da importância e sucessos da engenharia nacional através da disseminação de peças históricas documentadas. Em sua primeira edição, os vencedores do Prêmio foram os engenheiros Alberto Sayão, ex-presidente da ABMS, Flavio Miguez de Mello, ex-presidente do CBDB, e Heloi Moreira, ex-presidente do Clube de Engenharia.
“Os premiados, assim como Silva Telles, que também buscamos homenagear com esse título, são responsáveis pela memória e valorização de nossa engenharia. Contribuíram muito para o desenvolvimento do país e para a formação de futuras gerações de engenheiros”, avaliou Francis Bogossian, presidente da ANE e ex-presidente da ABMS, em reportagem da ANE.
Em entrevista à ABMS, Alberto Sayão e Flavio Miguez se dizem honrados com a premiação e falam sobre a importância de Silva Telles para a história da engenharia, além da sua dedicação profissional. Os dois lembram de obras importantes escritas pelo engenheiro e memorialista. “A História da Engenharia no Brasil é de longe o mais completo e profundo registro histórico da engenharia do nosso país”, diz Miguez. “O último livro publicado por ele, Notáveis Empreendimentos da Engenharia no Brasil, é muito agradável e serviu de referência para diversas aulas minhas na universidade”, completa Sayão.
Conheça os vencedores do 1º Prêmio Silva Telles
Alberto Sayão nas últimas décadas contribuiu intensamente para a divulgação da história da engenharia brasileira através de publicação de livros, de suas aulas e da organização de eventos. Foi o idealizador do livro História da Engenharia Geotécnica no Brasil, lançado em 2010 para celebrar o jubileu de 60 anos da ABMS com palestras e entrevistas em diversas capitais do país.
Flavio Miguez de Mello publicou em 2011 o livro A História das Barragens no Brasil – Séculos XIX, XX e XXI, editado pelo Comitê Brasileiro de Barragens. Ministrou, durante anos, parte da disciplina Introdução à Engenharia Civil relatando os marcos históricos de projeto e construção no país.
Heloi José Fernandes Moreira realizou diversas atividades associadas à divulgação e memória da engenharia brasileira. Criador e professor da disciplina “História da Escola Politécnica da UFRJ”, em nível de graduação para o curso de engenharia civil da POLI/UFRJ. Ministrou diversas palestras e conferências sobre o tema. Sua tese de doutorado sobre a Escola Central é importante contribuição para o conhecimento do ínicio do ensino da Engenharia no Brasil.
Assista à entrevista com Alberto Sayão e Flavio Miguez:
Temas relacionados: ABMS,