Academia ABMS anuncia ao público o curso sobre aterros de resíduos sólidos, um desafio ambiental do país. Assista ao vídeo
09/02/2026
A destinação adequada dos resíduos sólidos é um dos maiores desafios ambientais e urbanos do Brasil. Segundo dados do IBGE publicados em 2024, três em cada dez municípios brasileiros (31,9%) ainda utilizam lixões, em desacordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, expondo milhões de pessoas a problemas ambientais, sociais e de saúde pública. A superação desse problema envolve justamente a formação de profissionais para atuar na área.
Para ajudar a vencer essa barreira, a Academia ABMS lança agora o curso online “Noções Básicas sobre Aterros de Resíduos Sólidos”, idealizado pela Diretoria Nacional e o Comitê Técnico de Geotecnia Ambiental, sob a liderança dos professores Eduardo Pavan Korf e Carina Silvani, presidente e vice-presidente do Comitê, respectivamente.
O curso criado pela Academia ABMS oferece aos participantes fundamentos técnicos essenciais para que eles possam atuar na gestão de resíduos no Brasil. O curso possui 15 horas-aula e aborda os principais fundamentos técnicos e regulatórios associados ao planejamento, projeto, operação e encerramento de aterros.
Em entrevista em vídeo, os professores Eduardo Pavan Korf (da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim), e Carina Silvani (da Universidade Federal de Campina Grande), apresentam mais informações sobre o curso.
Os entrevistados destacam que o curso foi estruturado no âmbito do Comitê Técnico de Geotecnia Ambiental da ABMS, a partir de um plano de trabalho iniciado em gestões anteriores e operacionalizado na gestão 2025-2026, com participação e articulação direta de docentes que pertencem ao comitê, para a organização dos módulos.
Eduardo e Carina ressaltam, na entrevista, que a proposta responde a uma demanda concreta do país por destinação ambientalmente adequada de resíduos sólidos, contribuindo para ampliar a qualificação técnica aplicada ao tema e apoiar a adoção de soluções de engenharia que reduzam riscos de impacto ambientais, especialmente ao solo e aos recursos hídricos.
Estrutura do curso e módulos
Segundo os entrevistados, o curso é organizado em módulos que cobrem o ciclo do aterro, do contexto regulatório à operação e encerramento. Os temas contemplados são:
-- Legislação e gestão integrada de resíduos sólidos
-- Caracterização ambiental, tecnológica e geomecânica dos resíduos
-- Investigação geotécnica
-- Critérios de seleção e caracterização de sítios
-- Drenagem de lixiviados, gases e águas pluviais
-- Sistemas de cobertura e impermeabilização
-- Aspectos teóricos e práticos da operação, monitoramento e encerramento de aterros sanitários
Além dos módulos, a entrevista aponta que também são discutidas novidades da área, como mineração de aterros, aproveitamento energético e monitoramento pós-encerramento.
Público-alvo
Os professores indicam que o curso é direcionado principalmente a profissionais e estudantes das áreas de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária, além de profissionais com atuação em geotecnia e gestão de resíduos sólidos. A entrevista também menciona aderência para gestores técnicos municipais envolvidos com planejamento e acompanhamento dessas soluções.
Modalidade e condições
O curso é totalmente online, com 15 horas-aula, e está disponível na plataforma da Academia ABMS. Associados da ABMS têm desconto.
A iniciativa conta com a colaboração dos seguintes professores:
André Cavalcante, Carina Silvani, Daniela Lima Machado, Eduardo Korf, Elisabeth Ritter, Giulliana Mondelli, Helena Niewinski, José Fernando Thomé Jucá, Júlia Righi de Almeida, Lucas Dornelles, Maria Eugenia Boscov, Raliny Mota de Souza Farias, Risete Braga e Thiago Fernandes Silva.
Assista à entrevista completa com Eduardo Pavan Korf e Carina Silvani para conhecer os detalhes do conteúdo.
Temas relacionados: ABMS,


